Efeitos colaterais do estimulador do hGH

Escrito por brandt james newcomer mph | Traduzido por jessica pietro pupo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos colaterais do estimulador do hGH
O hormônio de crescimento (GH) é produzido pela glândula pituitária (commons/flickr.com; University of Rochester, Division of Molecular Biology; images/gstatic.com)

O hormônio liberador do GH (GHRH) é produzido pelo hipotálamo para estimlar a secreção do hormônio de crescimento (GH) pela glândula pituitária anterior. Os estimuladores do GH buscam aumentar a liberação do GH. Não existe nenhum tratamento farmacológico aprovado para estimular esta liberação, fazendo com que vários "produtos alternativos" sejam ativamente publicitados, com pouco ou nenhum mérito comprovado. O hormônio de crescimento sintético (hGH ou r-hGH), (somatotrofina) foi aprovado pela FDA em 1985 para vários usos específicos, especialmente para o tratamento da deficiência do hormônio de crescimento em crianças. Ele é usado no tratamento de baixa estatura idiopática, resultante da deficiência de hGH durante a puberdade e representa um avanço chave em endocrinologia (estudo dos hormônios). O hGH também tem sido promovido para uma série de usos "não rotulados" (não aprovados pela FDA), a maioria dos quais são considerados melhorias pessoais que as pessoas buscam para si mesmas ou para seus filhos.

Outras pessoas estão lendo

Hormônio de crescimento humano (hGH)

O hormônio de crescimento é um componente chave de um complexo sistema hormonal que regula o crescimento do sistema músculo esquelético, medeia os processos metabólicos/catabólicos e notavelmente ajuda na transição da puberdade para o físico completamente adulto. Ele conserva um papel importante por toda a vida em conjunto com os esteroides sexuais (andrógenos), insulina e outros fatores de crescimento (IGF I e II), para manter a massa física. A deficiência do GH em adultos está associada com a diminuição da massa muscular e aumento da gordura corporal. Sua eficácia em melhorar a performance física não é comprovada, mas o hGH é usado por seu potencial de atividade anabólica (efeito dos hormônios masculinos) no crescimento.

Efeitos colaterais do estimulador do hGH
A deficiência do GH em adultos está associada com a diminuição da massa muscular e aumento da gordura corporal

Indicações clínicas para o uso do hGH

Os fatores mais importantes associados com respostas favoráveis à terapia com hGH em indivíduos com ou sem deficiência de GH é a ocorrência do crescimento durante o primeiro ano de tratamento, início do uso em idade mais jovem, a dose do hGH e várias outras variáveis. O tratamento com GH em adultos ou homens mais velhos com deficiência de GH aumenta a retenção de nitrogênio (importante para a produção de proteínas), massa corporal magra e diminui a porcentagem de gordura no corpo. O tratamento com Gh é clinicamente justificável para pacientes idosos e frágeis, indivíduos que passaram por um período prolongado de má nutrição, queimaduras severas, caquexia, severa perda de peso e massa muscular devido à consumpção da AIDS e para pacientes com um nível de GH baixo estabelecido.

Principais efeitos colaterais

Como uma consideração geral, hormônios utilizados em níveis fisiológicos produzem efeitos benéficos, com poucos efeitos adversos. No entanto, quando administrados além dos níveis fisiológicos, a preocupação com a segurança aumenta. A suplementação com hGH em altas doses e por longos períodos de tempo pode induzir à acromegalia, hipoglicemia (baixa concentração de açúcar no sague), disfunção hepática, trigliceridemia aumentada (aumento do risco para doenças vasculares), mudanças adversas no metabolismo ósseo e pode estimular tumores, levando ao cancêr. A acromegalia representa uma clássica doença endócrina, resultante de um tumor na glândula pituitária, que produz altos níveis de hGH e leva a uma estatura extremamente elevada, osso da mandíbula protuso e uma série de disfunções esqueléticas e musculares.

Efeitos colaterais do estimulador do hGH
A suplementação com hGH em altas doses e por longos períodos de tempo pode induzir à acromegalia

Outros efeitos colaterais

Outros efeitos colaterais do tratamento com hGH em altos níveis incluem complexo de turgor tecidual, uma sensação de que os músculos irão romper, desconforto músculo esquelético, pseudotumor cerebral e síndrome do túnel do carpo. Hipertensão intracraniana, alterações visuais, dor de cabeça, náusea e vômitos também têm sido reportados em alguns pacientes. O crescimento de tumores permanece como uma das mais importantes consequências e outros efeitos colaterais, tais como o detrimento das respostas neuromusculares, são, em geral, irreversíveis.

Efeitos colaterais do estimulador do hGH
Sensação de que os músculos irão romper e desconforto músculo esquelético são alguns dos efeitos colaterais causados pelo tratamento com hGH

Consequências a longo prazo

Os indivíduos devem estar atentos que o estímulo à liberação do GH e o uso de hGH não foram definitivamente provados capazes de aumentar o vigor físico ou a performance atlética geral em indivíduos saudáveis. O hGH tem inúmeros efeitos colaterais em potencial à longo prazo que são irreversíveis e podem até mesmo ameaçar a vida do paciente. É importante conversar com um especialista, como um endocrinologista e não com um clínico geral, levando em conta seu desejo de continuar o tratamento com hGH ou se você possui ou não uma verdadeira deficiência deste hormônio ou uma condição subjacente que pode necessitar de uma abordagem médica mais compreensiva.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível