Mais
×

Efeitos colaterais do extrato da raiz de stevia

As folhas e os extratos de raízes de stevia, uma planta nativa sul-americana, têm sido usados como um adoçante natural na América do Sul por centenas de anos. Comercializada como um substituto do açúcar, produtos com stevia aparecem em muitos alimentos. Pesquisas sobre o papel do extrato da raiz de stevia sugerem que ela auxilia no controle da diabetes e pressão arterial elevada. Embora existam benefícios para se usá-la, também podem existir efeitos colaterais. Indivíduos com problemas de saúde específicos podem querer consultar com um médico antes de usar qualquer produto que contenha stevia.

Usar produtos contendo extrato da raiz de stevia pode causar problemas estomacais em algumas pessoas (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Desconforto estomacal

Em algumas pessoas o extrato da raiz de stevia produz diversos desconfortos gastrointestinais, incluindo náusea, indigestão e flatulência. Tontura também pode acompanhar estes sintomas e, em casos de extrema sensibilidade, dor muscular, perda de força e dormência também podem ocorrer.

Pressão arterial baixa

Estudos realizados sobre o uso do extrato da raiz de stevia em pacientes com pressão arterial elevada não se revelaram conclusivos, mas a pesquisa indica que alguns dos componentes químicos da stevia podem reduzir a pressão arterial, de acordo com um estudo da Faculdade Médica de Taipei publicado no Periódico Britânico de Medicina Cardiovascular, em 2000. Indivíduos que já apresentam problemas com pressão arterial baixa também podem experimentar uma diminuição perigosa tanto em sua pressão arterial sistólica como diastólica. Aqueles que possuem pressão arterial baixa, devem consultar um médico ou profissional de saúde antes de usar um produto com raiz de stevia.

Alergia a ambrosia

Como é derivado de uma planta semelhante, o uso do extrato da raiz de stevia pode causar uma reação alérgica em pessoas que têm uma história de sensibilidade a ambrosia e plantas semelhantes. Estão incluídas neste grupo plantas da família Asteraceae/Compositae, como malmequeres, margaridas e crisântemos. Sintomas alérgicos típicos incluem nariz escorrendo ou entupido, espirros, irritação nos olhos e dor de garganta. Em casos de extrema sensibilidade, ataques de asma, dores de cabeça, inflamação nasal crônica e dificuldade para dormir também podem ocorrer.

Baixo nível de açúcar no sangue

Pesquisa realizada pela National Standard, uma colaboração internacional de pesquisa, no Hospital Geral de Massachusetts sugere que vários dos componentes químicos do extrato da raiz de stevia podem desempenhar ajudar na redução dos níveis de açúcar no sangue e prejudicar o controle de açúcar no sangue. Como resultado, o extrato de stevia pode diminuir o açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2. Juntamente com medicação para diabetes, a raiz da stevia pode causar uma queda muito significativa nos níveis de açúcar no sangue. Pessoas com diabetes devem discutir o uso de produtos com extrato da raiz de stevia com o seu médico ou profissional da saúde, e monitorar o açúcar no sangue com cuidado ao usar a stevia ou outros adoçantes relacionados.

Complicações renais

Grandes doses do extrato da raiz de stevia podem ter um efeito adverso sobre o sistema renal, podendo prejudicar a atividade renal, bem como a passagem de sangue arterial para os rins. A excreção de sódio e o fluxo urinário também podem ser afetados. Indivíduos que sofrem de doença renal devem consultar seu médico antes de usar esse tipo de produto.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article