Mais
×

Efeitos colaterais do Gardenal

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O Gardenal, nome comercial do fenobarbital, age no sistema nervoso central e no cérebro, conforme atesta o site Stason. Esse medicamento controla ataques epilépticos e alivia a ansiedade, ao agir como sedativo. Barbitúricos como o Gardenal podem criar dependência, portanto só devem ser tomados sob orientação médica.

O Gardenal controla ataques epilépticos e alivia a ansiedade (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Efeitos colaterais

Alguns efeitos colaterais comuns causados pelo uso do Gardenal são tontura, descoordenação motora, instabilidade e sensação de estar com a cabeça leve. Outras reações adversas causadas pelo Gardenal incluem ansiedade, insônia, irritabilidade, nervosismo, dores de cabeça, enjoo, vômito e pesadelos. Uma superdosagem dessa medicação pode fazer com que o paciente fique emotivo, confuso ou não acorde. Procure um médico imediatamente caso suas pálpebras, lábios ou rosto apresentem inchaço, ou surgirem feridas na sua boca e lábios. Uma tonalidade amarelada na pele é outro indício de um efeito colateral sério causado pelo uso do Gardenal.

Interações medicamentosas

O site Herbs 2000 explica que o Gardenal, mesmo ministrado conforme orientações médicas, pode interagir com remédios que possuam propriedades sedativas. Ele pode diminuir a eficácia de anticoagulantes como a Varfarina e certos betabloqueadores, tais como o Propanolol e o Tartarato de Metoprolol. Em alguns casos, a Bupropiona e a Paroxetina interagem negativamente com o Gardenal, diminuindo sua eficácia. Outra questão importante é o fato do Gardenal poder diminuir a eficácia de contraceptivos orais. O mesmo pode acontecer com pacientes que fazem uso simultâneo de antidepressivos tricíclicos, como a Amitriptilina, e do Gardenal. Evite tomar vitamina C, pois ela aumenta a eficácia do fenobarbital, assim como o álcool e o fumo.

Cuidados

O Gardenal é uma substância controlada e apenas pode ser prescrita por médicos. Evite tomar o remédio se precisar dirigir ou operar maquinário pesado. Não tome mais do que a dose recomendada por seu médico e siga suas instruções religiosamente. Fazer uso do Gardenal por longos períodos de tempo sob a supervisão de um profissional exige monitoramento regular. Quando for a hora de abandonar o uso dessa droga, reduza gradualmente a dosagem da medicação e consulte seu médico.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article