Efeitos colaterais da inalação de alvejantes

Escrito por charlie gaston | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos colaterais da inalação de alvejantes
Os efeitos da inalação de alvejantes podem ser graves (bottles of cleaning product. bleach. disinfectant. image by L. Shat from Fotolia.com)

Alvejantes são produtos de limpeza muito comuns para o uso doméstico. Geralmente são guardados em cozinhas, banheiros, lavanderias ou despensas, e podem ser utilizados para lavar roupas ou para limpar e desinfectar superfícies. Se você inalar alvejante, efeitos colaterais podem ocorrer.

Outras pessoas estão lendo

Prevenção

A inalação de alvejantes pode ocorrer durante a lavagem de roupas ou limpeza de uma superfície da casa. A melhor forma de evitar exposição excessiva aos vapores indesejáveis é utilizar uma máscara ou manter janelas e portas abertas para que os vapores escapem. Sempre utilize alvejantes conforme as indicações do fabricante e lave imediatamente a pele se o líquido respingar em você.

Efeitos

A inalação de alvejante pode causar muitos danos internos, incluindo deterioração do esôfago e dos pulmões. Escoriações no trato respiratório também podem ocorrer, de acordo com a "Venenos sob sua pele: perigos escondidos nos produtos de limpeza (Poisons Under Your Sink: Hidden Danger of Cleaning Products)", um artigo em inglês publicado no site mamashealth.com. Ainda que estes efeitos possam não ocorrer em qualquer inalação, é melhor limitar a exposição a alvejantes e utilizá-los apenas em áreas com boa ventilação. Se o alvejante estiver bem diluído em água, estará em menor concentração e, consequentemente, apresentará risco inferior. A forma mais segura e eficiente de evitar e exposição excessiva é o uso de uma máscara cirúrgica, que pode ser encontrada em drogarias e grandes varejos na área de primeiros socorros.

Vapores que se aderem à pele

De acordo com o site visionlearning.com, o alvejante possui um pH superior a 8, e é classificado como uma base e cria um efeito escorregadio na pele. Lave a pele de todos os resíduos, removendo vestígios de odor do alvejante. O efeito escorregadio pode deixar difícil a remoção. Utilize vinagre ou limão para auxiliar no processo. O limão e vinagre - substâncias ácidas - podem anular o cheiro e o efeito escorregadio do alvejante. Repita quantas vezes for necessário e evite o contato da pele com seu rosto e nariz. Ainda que em concentrações mais baixas, vapores aderidos à pele podem causar danos se inalados por um longo período de tempo. Estes vapores também podem agravar sintomas de inalações anteriores.

Exposição a altas concentrações de alvejante

A exposição a altas concentrações de alvejante pode ocasionar queimação nos olhos, irritação na mucosa do nariz e tosse. A exposição a níveis extremamente altos, como 500 ppm (uma concentração consideravelmente mais alta do que a contida em alvejantes domésticos), pode resultar em danos respiratórios, bronquite crônica e hiperatividade das vias aéreas. Em alguns casos, pode levar à morte. Sempre utilize máscaras de proteção quando trabalhar próximo a altas concentrações de alvejante. De acordo com a Hazardous Substance Emergency Events Surveillance, uma nota publicada no estado de Maine, quaisquer sintomas devem ser reportados, como tosse, náuseas, respiração curta, olhos lacrimejantes, dor no peito, irritação da garganta, nariz e olhos, e chiados na respiração.

Aviso

Contate um Centro de Controle de Envenenamento para providenciar tratamento imediato quando a inalação ocorrer. Entre em contato com um profissional da saúde para determinar se algum tratamento adicional é necessário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível