Efeitos colaterais da inalação do ar comprimido usado para limpar a poeira de computadores

Escrito por renee claire | Traduzido por lucas calazans
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos colaterais da inalação do ar comprimido usado para limpar a poeira de computadores
Sprays contêm gases comprimidos (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Inalantes são substâncias químicas que são aspiradas para os pulmões para que o usuário experimente um efeito alucinógeno. Estes produtos químicos, que são gases comprimidos, estão presentes em latas de aerossol. De acordo com a organização Inhalant.org, o ar comprimido usado para limpar a poeira de computadores é comumente utilizado como um inalante. Ele tem sido utilizado desde a década de 70 para remover a poeira eletrônica, sem a necessidade de tocar no aparelho. Ar comprimido é um termo usado para descrever o produto, que na verdade possui produtos químicos gasosos comprimidos. Estes gases são a causa da intoxicação.

Outras pessoas estão lendo

Ar comprimido usado para limpar a poeira de computadores

Os tipos mais comuns são tetrafluoretano (HFC-134a) ou difluoretano (HFC-152a). Eles vêm em uma lata e são inalados diretamente ou pulverizados em um saco e inalados. O gás inalado entra rapidamente na corrente sanguínea através dos pulmões, onde afeta o cérebro e outros órgãos. A inalação provoca um efeito alucinógeno que dura alguns minutos. Inalantes causam dependência e o usuário normalmente irá aumentar o uso ao longo do tempo.

Efeitos colaterais de curto prazo

Alguns efeitos colaterais do uso de inalantes são reversíveis, mas outros não. Os efeitos colaterais de curto prazo podem incluir: alucinações, dores de cabeça, tonturas, perda de consciência, letargia, fadiga, dificuldade de raciocínio, fraqueza, espasmos ou formigamento dos membros, perda de reflexo, perda auditiva, distúrbios da visão e da fala, comportamento violento ou alterações de humor e dor abdominal.

Efeitos colaterais de longo prazo

Os efeitos colaterais de longo prazo podem incluir perda de peso, fraqueza muscular, alterações na coordenação, desorientação, dificuldades para manter um diálogo ou de processar pensamentos, depressão e irritabilidade. Permanentes, os efeitos colaterais irreversíveis causam graves danos ao sistema nervoso central, danos cerebrais graves, espasmos dos membros, perda de audição e danos na medula óssea. Problemas no fígado e nos rins também podem ocorrer e são irreversíveis em alguns casos.

Morte por inalação

A síndrome da morte súbita pode ocorrer na primeira vez que uma pessoa usa um inalante ou em qualquer momento depois. A morte súbita ocorre quando a pessoa usa o inalante e o coração começa a bater em um ritmo extremamente rápido. Isto impede que o coração funcione adequadamente, resultando em parada cardíaca e morte. A morte pode ocorrer também por sufocamento. Quando os produtos químicos inalados entram nos pulmões, o oxigênio é deslocado, e sem a oxigenação adequada, ocorre a morte. De acordo com o National Institute on Drug Abuse (Instituto Nacional de Abuso de Drogas dos Estados Unidos), o risco deste tipo de morte aumenta quando um saco é usado para aspirar os produtos químicos, porque há ainda menos oxigênio entrando nos pulmões.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível