Efeitos colaterais do narguilé

Escrito por crispin trubiano | Traduzido por debora joi
Efeitos colaterais do narguilé

Fumar narguilé é muitas vezes considerado mais seguro do que fumar cigarros, no entanto pode ser tão ou mais prejudicial

hookah image by Dmitri MIkitenko from Fotolia.com

Narguilé (também conhecido como hookah) é um instrumento de fumar, que arrefece e filtra o fumo por meio da passagem por uma quantidade de água. Ele é geralmente usado para fumar tabaco aromatizado, uma mistura conhecida como shisha. O narguilé se originou na Índia, mas vem ganhando popularidade em outras partes do mundo, como Oriente Médio, Europa e América do Norte.

Outras pessoas estão lendo

Função

Todos os narguilés, embora diferentes em tamanho, forma e número de mangueiras, trabalham da mesma maneira. A mistura de tabaco ou erva é colocada no topo da taça do aparelho. A substância de fumar é aquecida por um carvão especial para narguilé que queima lentamente e de forma consistente, para proporcionar uma experiência de fumo de longa duração. O fumo é puxado para baixo através da haste no interior da câmara, onde borbulha na água do cachimbo. Em seguida, é inalado através de um dos tubos por um fumante de narguilé. Os narguilés utilizam o mesmos princípios, como as tubulações de água, o sistema de resfriamento e, até certo ponto, o filtro da fumaça.

Irritação pulmonar

Devido à filtragem de água, os narguilés não são particularmente irritantes para os pulmões do fumante. Quando o fumo passa através da água na câmara, é ausente de partículas (tais como a cinza ou pequenos pedaços de material não queimado). Além disso, a água tem um efeito de arrefecimento sobre o fumo. Esses fatores combinam-se para proporcionar um fumo "mais suave". Os usuários, portanto, normalmente não têm crises de tosse e cinzas quentes não são sugadas para dentro da boca ou dos pulmões.

Carcinogênese

O tabaco para narguilé geralmente consiste somente de tabaco puro, aromatizantes, açúcar e glicerina. Neste ponto, há um contraste com os cigarros, que são conhecidos por conterem mais de 600 aditivos, muitos dos quais são cancerígenos. Portanto, os fumantes de narguilé tendem a receber menos cancerígenos do que os fumantes de cigarro, não por conta do narguilé em si, mas por causa da qualidade do tabaco que é fumado. No entanto, todo fumo contém substâncias cancerígenas e alcatrão não é solúvel em água, fazendo com que os fumantes de narguilé ainda recebam uma boa quantidade de substâncias cancerígenas e uma quantidade significativa de alcatrão.

Monóxido de carbono e nicotina

Fumantes de narguilé também se expõem aos perigos do monóxido de carbono e da nicotina. Devido ao fato de que os narguilés são normalmente fumados em longas sessões, com duração de 45 minutos ou mais, os usuários de narguilé consumem uma grande quantidade de fumaça cada vez que fumam. Uma sessão de narguilé libera aproximadamente a mesma quantidade de monóxido de carbono do que um maço inteiro de cigarros. Grandes quantidades de monóxido de carbono têm sido associadas a doenças cardiovasculares. Os níveis de nicotina no tabaco dos narguilés, por outro lado, são baixos em comparação com outros tipos de tabaco. No entanto, a quantidade fumada por sessão demonstra que os fumantes de narguilé ingerem mais nicotina em uma sessão do que outros usuários de tabaco.

Demais efeitos à saúde

Devido ao fenômeno cultural de "bares de narguilé" (estabelecimentos onde os fumantes de narguilé podem se encontrar e fumar), há um efeito de saúde adicional que não é imediatamente óbvio. Nesses bares, os narguilés muitas vezes são fornecidos pelo estabelecimento, o que significa que vários clientes usarão o mesmo equipamento em um curto período de tempo. Devido ao compartilhamento das mangueiras, os fumantes de narguilé são expostos a vírus e outras doenças contagiosas comuns dos outros fumantes de narguilé. Isso é evitável, no entanto, se o fumante se encarregar de levar seu próprio narguilé e sempre esterilizar as peças de boca antes e depois de cada sessão.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media