Os efeitos colaterais da pílula anticoncepcional feminina para os homens

Escrito por melissa lind | Traduzido por mirella veloso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os efeitos colaterais da pílula anticoncepcional feminina para os homens
Homens que tomam píluas contraceptivas femininas podem ter vários efeitos colaterais (much of green pills image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Os anticoncepcionais conhecidos por nós como pílulas são os que pretendem prevenir a gravidez nas mulheres. Eles são na maioria das vezes uma combinação de formas sintéticas dos dois tipos de hormônios femininos, o estrogênio e a progesterona. Embora sejam raramente utilizados, os hormônios femininos podem ser tomados por homens para vários problemas médicos, como alargamento da próstata, câncer testicular e deficiência da enzima aromatase. Como os métodos contraceptivos orais não são indicados para uso em homens, os efeitos colaterais ainda não foram muito bem estudados, entretanto, eles podem causar um sem número de efeitos adversos nos homens, similares aos vistos com o uso de outros hormônios femininos.

Outras pessoas estão lendo

O funcionamento sexual

A testosterona é responsável pela formação e desenvolvimento das características do sexo masculino. Quando a testosterona é contraposta com os altos níveis de hormônios femininos presentes nas pílulas, a testosterona será menos eficaz. Homens que tomam pílulas femininas podem sofrer mudanças no funcionamento e na aparência física dos seus órgãos sexuais. Os riscos incluem também contagem reduzida de esperma, declínio da libido, disfunção erétil e diminuição do tamanho dos testículos. Alguns homens podem inclusive desenvolver tecido mamário, condição mais conhecida como ginecomastia, conjuntamente com alargamento e escurecimento dos mamilos.

Aparência Física

A testosterona é amplamente responsável pelo maior crescimento dos tecidos musculares e ósseos nos homens. Com o uso das pílulas femininas, a testosterona será menos efetiva, e grupos de músculos largos como os das pernas, peito e braços, podem diminuir de tamanho. Além disso, os ossos podem desenvolver uma condição similar à osteoporose, tornando-se mais porosos e quebradiços. O armazenamento de gordura também pode ser afetado, levando a uma feminização da aparência física. Pelos faciais e corpóreos podem decair em crescimento e em espessura, embora a calvície masculina pode melhorar de alguma maneira.

Mudanças mentais

A testosterona é conhecida por ter um papel nas tendências à agressividade e assertividade nos homens. Quando a testosterona tem a sua eficácia reduzida ao tomar os hormônios femininos como a pílula, os homens podem tornar-se menos assertivos. Alguns homens podem inclusive perder o interesse no sexo e outras atividades prazerosas se estiverem tomando as pílulas femininas, devido à influência hormonal e também a depressão que pode se desenvolver pelos problemas com a auto estima relacionados às mudanças físicas. Ondas de calor e outros sintomas como insônia e confusão normalmente sentidos por mulheres, podem também ocorrer.

Risco de doença

O desenvolvimento de tecido mamário pode aumentar o risco de desenvolvimento de tecido mamário masculino. O uso de pílulas anticoncepcionais pode também aumentar o risco de desenvolvimento de coágulos de sangue relacionados aos hormônios, particularmente nos que fumam. Homens que tomam hormônios femininos, incluindo as pílulas, podem também aumentar a chance de desenvolver doenças de fígado e na vesícula biliar. Pode existir, entretanto, uma diminuição na chance de ter alargamento de próstata e câncer.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível