on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Efeitos colaterais dos removedores de pelo

Atualizado em 17 abril, 2017

Os produtos para a remoção de pelos, também chamados de cremes depilatórios, são utilizados para remover os pelos de maneira diferente da depilação com lâmina. Há muitos tipos e marcas disponíveis, uma delas é a DepiRoll by Nair. Como qualquer produto para o cuidado com a pele, a DepiRoll by Nair pode ter efeitos colaterais. A maioria deles é relativamente branda, mas talvez seja necessário descontinuar o uso do produto caso eles apareçam.

Para a depilação ser eficaz, é preciso ter alguns cuidados com os cremes depilatórios (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Erupção cutânea

Um dos efeitos colaterais é a dermatite de contato, ou dermatite alérgica. Isso é simplesmente uma irritação cutânea causada pela reação da pele aos produtos químicos presentes no creme depilatório.

Para evitar que isso ocorra, enxágue abundantemente todos os resíduos do produto em seu corpo. Esfregar excessivamente ou com força pode irritar a pele, por isso, use as mãos, não uma toalha ou esponja, para esfregar gentilmente a pele enquanto enxágua. Seque a pele dando batidinhas com uma toalha.

Utilize uma pomada tópica, como difenidramina ou hidrocortisona, para aliviar a irritação. Se piorar ou não melhorar em alguns dias, procure um médico.

Loading...

Cheiro forte

Talvez você não considere o cheiro forte desses produtos como um efeito colateral, mas o fato é que mesmo quando ele é mascarado com fragrâncias adicionais, ainda pode ser bastante perceptível em seu corpo. Isso pode acontecer mesmo que já tenha passado algum tempo após o uso. Se você ficar com calor e transpirar, poderá sentir o cheiro químico. Ele deve se dissipar quando a pele resfriar.

Se quiser, você pode usar um produto para a pele, como uma loção ou bruma corporal, com a mesma fragrância do creme depilatório utilizado. Isso pode ajudar a mascarar o odor químico de forma mais eficaz.

Ardência

Os cremes depilatórios podem causar ardência na pele durante o uso. Novamente, isso é causado pela reação da pele aos produtos químicos removedores de pelo.

Alguns dos agentes químicos e ingredientes encontrados nos removedores de pelo estão presentes em outros produtos. Por exemplo, o hidróxido de cálcio, presente na composição do Veet, é encontrado em misturas para argamassa, a qual é usada para assentar tijolos e pedras. Não é nenhuma surpresa, portanto, que a sua pele fique ardendo.

Se a ardência ficar severa ou continuar mesmo após você enxaguar a pele, descontinue o uso do creme depilatório e consulte um médico. No meio tempo, use uma pomada para acalmar a ardência.

Irritação nos olhos

Se o produto cair nos olhos, eles podem ficar queimando, ardendo ou coçando, além de ficarem vermelhos. Enxágue-os muito bem com água fria, durante cerca de quinze minutos. Se ainda sentir algum desconforto ou notar que a vista foi afetada, contate um médico imediatamente ou vá até o atendimento de emergência mais próximo.

Avisos

Os cremes depilatórios devem ser utilizados somente nas áreas para as quais foram designados. Existem fórmulas especiais para o rosto, a virilha e outras áreas sensíveis, e esses produtos devem ser os únicos usados nesses locais. Não utilize removedores de pelo feitos para as pernas e axilas em nenhum outro lugar além desses, pois isso pode causar irritação.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...