Efeitos colaterais ruins de suplementos de crescimento muscular

Escrito por andrew bennett | Traduzido por nathália silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos colaterais ruins de suplementos de crescimento muscular
Exercício físico (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Suplementos para criar músculos muitas vezes têm uma reputação de efeitos colaterais ruins. Reivindicações anedóticas na internet e nos meios de comunicação são generalizadas e confusas. Qualquer suplemento que é mal utilizado ou abusado pode causar efeitos secundários nocivos. Por exemplo, mesmo muita vitamina C pode causar diarreia grave. No entanto, isso não significa que a vitamina C seja geralmente prejudicial ou que deva ser evitada. Impulsionadores da testosterona, creatina, suplementos pré-treino e queimadores de gordura são frequentemente associados com efeitos colaterais ruins.

Outras pessoas estão lendo

Impulsionadores de testosterona

Testosterona é o hormônio principal para o crescimento muscular. Mesmo um pequeno aumento nos níveis de testosterona pode conduzir a um aumento significativo da massa muscular, bem como as diminuições da gordura corporal. Existem duas formas de aumentar a testosterona – com compostos naturais à base de plantas ou com meios próprios farmacêuticos. Os esteroides anabolizantes e pró-hormônios, tanto legais como ilegais, são eficazes para aumentar a testosterona. No entanto, eles muitas vezes carregam muitos efeitos colaterais ruins. A perda de cabelo, aumento da próstata, ginecomastia, acne, atrofia testicular e níveis aumentados de estrogênio são efeitos colaterais comuns destes suplementos. Os meios naturais de impulsionar a testosterona envolvem o uso de certas ervas como a Tribulus terrestris, Long jack, extratos de feno-grego, Avena sativa, Safed Musli e outras. Estas ervas naturais têm propriedades anabólicas que atuam para desvincular a testosterona ligada e aumentar a quantidade de hormônio luteinizante e testosterona produzida no corpo. Apesar de todos os efeitos secundários mencionados serem muito menos dramáticos com os produtos naturais, eles ainda podem ocorrer. Um aumento da testosterona livre total pode aumentar a sua conversão em DHT e estrogênio, os hormônios responsáveis pelos efeitos colaterais ruins. Dois populares impulsionadores naturais de testosterona, Novedex XT e 6-OXO, aumentam a produção de DHT por 566 e 265%, respectivamente.

Efeitos colaterais ruins de suplementos de crescimento muscular
muscle (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Os anabolizantes naturais reais

O livro de Jerry Brainum, "Natural Anabolics", discute três substâncias naturais anabolizantes – creatina, arginina e beta-alanina. Cada uma pode transportar os seus próprios efeitos secundários, dependendo de sua utilização. Muitas vezes criticada por diversos efeitos colaterais, a creatina é uma substância natural usada no corpo para produzir ATP, ou energia. Efeitos colaterais anedóticos incluem cólicas, câimbras musculares, náuseas, diarreia, ganho de peso, estresse renal e desidratação. Um pesquisa atual, no entanto, refuta estas afirmações anedóticas. Brainum argumenta que os efeitos colaterais negativos são o resultado do mau uso da creatina. A prática da carga de creatina em doses elevadas sem beber água suficiente pode causar alguns destes efeitos. Ele continua a dizer que nenhum dos efeitos colaterais mostraram-se em ensaios clínicos onde a creatina foi devidamente administrada. Além disso, um estudo de 1998 por Jacque R. Poortmans e Francaux Marc mostrou que "a longo prazo, a suplementação de creatina oral não prejudica a função renal em atletas saudáveis". O uso de arginina é geralmente considerado como seguro em doses elevadas, no entanto, as pessoas infectadas com qualquer forma de vírus do herpes vão querer evitá-la, pois ela pode trazer feridas ou surtos de herpes. A beta-alanina provoca uma sensação de formigueiro inofensivo para a superfície da pele, assemelhando-se a sensação associada ao elevado uso da vitamina B-3 ou uma alta dosagem de niacina. O efeito colateral é inofensivo, mas pode ser irritante para alguns usuários.

Efeitos colaterais ruins de suplementos de crescimento muscular
Arginina (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Pré-treinamento e suplementos para queima de gordura

Suplementos pré-treino e queimadores de gordura são aliados comuns na busca pela construção de músculos. No entanto, eles muitas vezes carregam grandes doses de cafeína e outros estimulantes. Exemplos incluem suplementos pré-treino, como queimadores NO-Xplode e gordura como a Lipo 6. A Clínica Mayo relata que os efeitos colaterais de estimulantes podem incluir nervosismo, irritabilidade, insônia, vício e dependência, palpitações do coração e arritmia, perda de peso, tremores, hipertensão leve, alucinações, convulsões e ataques cardíacos. Aqueles com qualquer tipo de doença cardíaca não devem usar qualquer estimulante para aumentar o desempenho atlético. Estimulantes, como a cafeína, enganam as glândulas suprarrenais, colocando para fora uma grande quantidade de adrenalina, produzindo mais energia. O uso a longo prazo pode conduzir a dependência, já que as glândulas suprarrenais viciam e começam a funcionar mal sem o uso do estimulante. Nas quantidades apropriadas, o uso de estimulantes é seguro para a maioria dos usuários. Certifique-se de que o ciclo de cafeína esteja correto para evitar o comprometimento da função renal.

Efeitos colaterais ruins de suplementos de crescimento muscular
anabolics (Chip Somodevilla/Getty Images News/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível