Mais
×

Efeitos colaterais da vacina contra a cinomose

Atualizado em 22 julho, 2017

A cinomose é uma séria doença viral que afeta muitas espécies de animais selvagens, embora seja comumente associada a cães e gatos. A enfermidade atinge principalmente os cães, apesar dos esforços maciços para vaciná-los em muitas regiões.

A cinomose é uma séria doença viral que afeta muitas espécies de animais selvagens, embora seja comumente associada a cães e gatos (Comstock/Comstock/Getty Images)

Vacinação

A vacinação é importante, porque embora a cinomose não leve à morte, os animais podem ficar com sequelas graves se infectados. A vacina protege a população animal da região e também previne que a doença se modifique.

Efeitos colaterais brandos

Os efeitos colaterais da vacina geralmente incluem letargia, febre amena, inchaço na região da injeção e perda de apetite.

Efeitos colaterais severos

Diarreia ou vômito, inchaço da face e a recusa a reagir são os efeitos colaterais mais severos. Em casos raros, podem ocorrer choques anafiláticos, causando a morte do animal. Os gatos podem desenvolver sarcomas por causa da vacina, que são cânceres que crescem no local da injeção. Se seu animal de estimação apresentar esses problemas, contate imediatamente um veterinário.

Abrandando os efeitos colaterais

Certifique-se de que seu animal descanse bastante após a administração da vacina. Muitos veterinários aplicam uma dose "cinco em um", para que o sistema imunológico possa lidar com cinco doenças ao mesmo tempo. É importante monitorar de perto seu animal depois da vacinação.

Controvérsias

Embora haja alguma controvérsia em relação à vacina contra a cinomose, é melhor prevenir do que remediar. Todos os donos devem decidir se as possíveis reações à vacina superam a perda do animal de estimação.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article