Efeitos colaterais do xampu de Nizoral

Escrito por contributing writer | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos colaterais do xampu de Nizoral
O xampu de Nizoral é um antifúngico, sendo usado geralmente no tratamento da caspa e dermatite seborreica (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

O xampu de Nizoral é um antifúngico, sendo usado geralmente no tratamento da caspa e dermatite seborreica. O Nizoral, conhecido pelo nome genérico de cetoconazol, é geralmente prescrito por um profissional de saúde no tratamento de uma infecção causada por um fungos ou leveduras do couro cabeludo. O produto age impedindo realmente a continuação do crescimento dos fungos.

Outras pessoas estão lendo

Cetoconazol

O Nizoral é um xampu medicinal antifúngico que previne o crescimento de vários tipos de fungos, impedindo a produção das membranas que circundam as células desses micro-organismos. O ingrediente ativo do produto, o cetoconazol, é encontrado com muita frequência em cremes, géis e até na forma de comprimidos, para combater outros tipos de infecções fúngicas, como a tinha e a dermatite, que podem surgir em todo corpo e não apenas na área do couro cabeludo.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do uso do xampu de Nizoral são bem poucos, mas eles existem. Ele pode fazer com que a textura capilar se torne anormal e realmente modificar a aparência e a percepção do cabelo. O couro cabeludo também pode ser afetado, cobrindo-se de pústulas ou bolhas, uma vez que a sua pele pode secar e se tornar pruriginosa. Também podem surgir erupções cutâneas e sensação de formigamento. Além disso, pode ocorrer alguma oleosidade no cabelo e no couro cabeludo após o uso desse xampu.

Efeitos colaterais piores

Em raros casos, ocorre perda de cabelo com o uso do Nizoral. As pessoas também relataram a ocorrência de cefaleias após a sua aplicação. A combinação de certas medicações pode resultar em reação alérgica, assim, as pessoas com alergias a certos alimentos, corantes, conservantes ou animais devem informá-las ao profissional de saúde antes de usar Nizoral.

Advertências

As mães em amamentação devem evitar o uso do xampu de Nizoral por conter substâncias químicas. Há possibilidade de que essas substâncias alcancem o bebê através do leite materno. As mulheres grávidas também devem ter cautela ao aplicar esse xampu e consultar seu profissional de saúde antes de fazer o uso, pois o cetoconazol pode atravessar a placenta e representar um risco nocivo para o feto.

Cabelos com encaracolado permanente

Além da possibilidade de causar perda de cabelo, o xampu de Nizoral pode desfazer o encaracolado permanente aplicado ao cabelo. Mais uma vez, é melhor ouvir os conselhos de um profissional de saúde antes de usar esse produto.

Siga as instruções

O Nizoral pode ser aplicado duas vezes por semana durante quatro semanas. É prudente seguir as instruções do frasco e as orientações de seu profissional de saúde para se livrar da infecção fúngica. Algumas vezes, o xampu é prescrito para uso por até oito semanas.

Medida preventiva

Depois que o profissional de saúde considerar que a caspa ou dermatite seborreica desapareceu, uma boa medida preventiva é utilizar Nizoral ou um bom xampu anticaspa uma vez por semana para manter longe os fungos e a caspa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível