Os efeitos dos computadores na vida das pessoas

Escrito por sharon penn | Traduzido por vanessa arnaud
Os efeitos dos computadores na vida das pessoas

As pessoas podem economizar seu tempo fazendo compras online

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Não há dúvidas que os computadores mudaram nossas vidas drasticamente. Desde a introdução dos computadores pessoais na década de 1970 até os dias de hoje, a capacidade crescente dos computadores aumentou seu impacto na sociedade. Essas alterações podem ser vistas em nível pessoal, profissional e até na política e os efeitos são, às vezes, surpreendentes.

Outras pessoas estão lendo

A era da informação

Por causa dos computadores, estamos hoje na chamada "Era da informação". Todos possuem acesso instantâneo à informações na internet que, em outros tempos, eram difíceis de encontrar ou indisponíveis ao público. Uma mudança radical da economia baseada em indústrias tradicionais instalou-se e nossa economia agora lida com a manipulação de informações. As redes de computadores e a comunicação promoveram uma economia globalizada e, em nível pessoal, os consumidores podem fazer compras comparando qualidade e preço apenas através de botões, diretamente de suas casas ou escritórios. Chamadas por vídeo, antes consideradas "tecnologia da era espacial" são, agora, comuns, permitindo que amigos e familiares se mantenham em contato mesmo a longas distâncias. Pesquisas e notícias sobre uma grande variedade de tópicos, desde o mercado imobiliário até cuidados com as crianças, estão disponíveis online. Entretanto, é importante avaliar a validade das informações encontradas na internet, pois muitas fontes não são confiáveis.

Recursos online

Há pouco tempo atrás, estudantes universitários sentavam-se em salas de aula e compradores iam ao shopping para atender as suas necessidades. Atualmente, os computadores oferecem novas opções. Universidades à distância estão surgindo e as tradicionais começam a oferecer oportunidades para alunos realizarem cursos online. A flexibilidade permitida pela educação online é ideal para aqueles que estão conciliando outras responsabilidades, como trabalho e família. Até aqueles que assistem às aulas presenciais, muitas vezes, fazem uso de materiais disponíveis online. Os consumidores agora esperam que os bens e serviços estejam disponíveis na internet e, em poucos minutos, pode-se conseguir muitas informações sobre os produtos e serviços. Fazer pedidos online é fácil e rápido, com opções de pagamento e endereços previamente armazenados.

Redes sociais

Redes sociais em sites como Facebook, Twitter e YouTube se tornaram cada vez mais populares, primeiramente entre as gerações mais jovens e, posteriormente, atingindo todo o público. As pessoas se mantêm conectadas umas às outras e reencontram amigos antigos. Sites como o Linkedin são redes sociais profissionais, com mais de 100 milhões de membros. Estes sites conectam as pessoas do mundo dos negócios a uma rede de profissionais, onde podem trocar informações e compartilhar oportunidades. As empresas agora utilizam redes sociais para divulgar informações sobre seus produtos e o mercado em geral, direcionando as vendas.

Cuidados

Embora muitos dos efeitos dos computadores na vida das pessoas tem sido positivos, algumas preocupações são válidas. Com informações pessoais disponíveis online, muitas pessoas se tornaram vítimas de fraudes e perderam tempo e dinheiro revertendo a situação. A segurança das crianças também é outro problema e os pais estão aprendendo que devem monitorar seus filhos cuidadosamente quando utilizarem computadores. Outros assuntos preocupantes incluem a dependência que desenvolvemos com a tecnologia e o que acontecerá se em algum momento houver uma interrupção. O ambiente de trabalho mudou muito por causa dos computadores e alguns funcionários muitas vezes precisam ser treinados para utilizar determinados programas.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media