Os efeitos da diabetes no corpo

Escrito por carole ann | Traduzido por contributing writer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os efeitos da diabetes no corpo
A diabetes pode levar a complicações que envolvem outras funções do organismo (Jeffrey Hamilton/Photodisc/Getty Images)

A diabetes é uma condição que faz com que a insulina no seu corpo não seja suficiente para converter os amidos e açúcares em energia. Isto resulta em níveis de açúcar elevados no sangue. A diabetes pode levar a complicações que envolvem outras funções do seu organismo.

Outras pessoas estão lendo

Rins

A nefropatia diabética ocorre quando os rins foram danificados e já não limpam o sangue adequadamente. O resultado é um acúmulo de líquidos e resíduos. Exames de urina e de sangue podem ser usados ​​para monitorar a função renal. Danos contínuos podem resultar em insuficiência renal, que requer diálise (onde o sangue é limpo por uma máquina) ou transplante de rins.

Pés

A diabetes pode resultar em danos aos vasos sanguíneos e aos nervos dos pés. A condição pode causar uma perda da sensibilidade nos pés. Devido a isso, não se pode sentir ou perceber uma lesão no pé, como uma bolha ou corte. Além disso, seus pés podem não estar recebendo oxigênio e sangue suficientes para que possam se regenerar. Sem tratamento adequado, uma ferida pode levar à infecção e à úlcera. Em casos extremos, os problemas dos pés podem resultar em amputação. É importante ter boas práticas de higiene para os seus pés.

Olhos

A diabetes pode resultar em danos aos vasos sanguíneos na retina dos olhos. Esta condição é chamada de retinopatia diabética. Os sintomas podem incluir pontos escuros ou flutuantes, anéis, luzes piscando, visão borrada ou dupla, pontos em branco, dor, pressão e dificuldade de enxergar com o canto dos olhos. Segundo a Associação Americana de Diabetes, existem entre 12 e 24 mil diabéticos que perdem a visão devido à doença. Fazer exames oftalmológicos regulares a cada ano pode ajudar a identificar precocemente os problemas para realizar um tratamento imediato.

Nervos

A cobertura dos nervos e os vasos sanguíneos dos nervos podem sofrer danos causados ​​pela diabetes. A condição é chamada de neuropatia diabética. Os sintomas podem incluir dormência nas pernas, mãos ou pés, náuseas, vômitos, diarreia ou constipação, dor aguda, formigamento ou sensação de queimação, disfunção sexual, tontura em movimentos rápidos e problemas urinários. Problemas nos nervos causados ​​pela diabetes são a razão mais comum para a amputação de membros, além de lesões traumáticas.

Problemas cardíacos

Pressão alta e colesterol elevado são duas complicações da diabetes que podem aumentar o risco de doenças cardíacas ou derrame. O diabetes tem um efeito sobre a forma como o coração bombeia o sangue. As propriedades químicas do sangue podem ser alteradas, resultando em vasos sanguíneos estreitos ou obstruídos. Esta condição, chamada aterosclerose (endurecimento das artérias), ocorre mais rapidamente com o diabetes. Segundo a Associação Americana de Diabetes, doenças cardíacas são duas vezes mais comuns em diabéticos do que em outras pessoas. Além disso, os diabéticos são mais propensos a ter um derrame.

Considerações

Se você é diabético, é importante monitorar seus níveis de glicose no sangue, tomar a medicação conforme indicada pelo seu médico, manter uma dieta saudável e balanceada, fazer exercícios e controlar o peso. Cuidar bem de si mesmo pode diminuir o risco de complicações ou identificar os problemas antes que se tornem fatais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível