Efeitos especiais teatrais e técnicas de iluminação

Escrito por contributing writer | Traduzido por alessandra martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos especiais teatrais e técnicas de iluminação
A iluminação é um dos efeitos especiais mais poderosos presentes no teatro moderno (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

A iluminação é um dos efeitos especiais mais poderosos presentes no teatro moderno. Ela não só é necessária para que o público veja os atores, mas dá forma aos sentimentos deles durante toda a peça. Com a utilização de técnicas específicas, tais como ângulos, cores e intensidade, é possível influenciar a resposta emocional do público, e assim intensificar o poder da performance. A técnica conhecida como o método McCandless possui alguns princípios básicos que norteiam até as produções mais elaboradas.

Outras pessoas estão lendo

Dividindo o palco

Embora existam diversos tipos de espaços para a performance, a maioria dos teatros tradicionais são proscênios, colocando o público à frente de um palco elevado. Os teatros proscênios são grandes e difíceis de iluminar. Por esta razão, é importante dividir o palco não só em direita e esquerda, superior e inferior, mas em círculos menores. A colocação destes círculos imaginários é baseada no movimento dos atores durante a peça. As equipes de iluminação trabalham em um círculo de cada vez, assim é possível controlar todas as áreas do palco individualmente, mas com igual cuidado.

Iluminando os atores

Não deveria ser surpresa que uma das partes mais importantes do processo de iluminação é garantir que o público consiga ver os artistas. Sendo assim, a maioria das equipes coloca este aspecto em primeiro lugar, antes de passar para técnicas mais complexas. A iluminação dos atores geralmente é feita com luzes brancas intensas, como os refletores PAR, que são focados em uma área específica. O artista normalmente é iluminado por todos os lados, mas a maior parte da atenção é direcionada para a iluminação lateral e superior. Apesar de o figurino, como um chapéu, dificultar o ângulo, o objetivo deste processo é garantir uma boa visão do aspecto mais importante de praticamente qualquer apresentação - os atores.

A importância do cenário

Outro aspecto do teatro que a iluminação revela é o cenário e os adereços. Uma vez que os atores estão iluminados, a maioria dos designers foca a sua atenção na parte traseira e lateral do espaço da apresentação, nos itens do cenário, tais como paredes e árvores. Essa iluminação é menos intensa, mas geralmente feita ainda com cores tradicionais ou neutras. Os refletores fresnel e PAR permitem que a luz seja lançada em um ângulo extremo. Às vezes, os cenários são feitos por meio do enfoque de luzes coloridas sobre uma tela enorme que se estende por todo o palco, especialmente no caso de um céu ou de outro detalhe de fundo.

Detalhes, detalhes, detalhes

O tipo de iluminação para os efeitos especiais e as técnicas reais que muitas vezes associamos ao teatro não são aplicadas até que os atores e o espaço da apresentação estejam totalmente iluminados. Cores, feixes direcionados e efeitos são os detalhes capazes de alavancar ou derrubar uma apresentação ao influenciar a forma como o público responde a ela. Enquanto um ângulo horizontal pode ser a melhor opção para um drama, um ângulo mais agudo pode ser melhor para uma comédia. Da mesma forma, cores mais escuras ou frias, como tons de azul, servem para temas sérios, por provocarem respostas emocionais negativas. Às vezes, são necessárias outras técnicas, como a iluminação em flash ou o uso de um feixe de acompanhamento. Por exemplo, a iluminação similar à queda de raios é muitas vezes criada com flashes rápidos. Os holofotes são essenciais quando o ator se move para fora do espaço tradicional da peça, em direção às alas ou ao público. Este processo de iluminação detalhada é único para cada designer e apresentação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível