Efeitos especiais e transições de edição do Premiere Pro

Escrito por kevin lee | Traduzido por liana fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos especiais e transições de edição do Premiere Pro
Efeitos especiais criativos podem encantar o público (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

O Premiere Pro, o programa de edição de vídeo profissional da Adobe, teve participação na criação de "Avatar", um grande sucesso de bilheteria. Utilizando a biblioteca de ferramentas de edição, efeitos especiais e transições do Premiere, cineastas de todas as idades produzem filmes de alta qualidade em seus próprios computadores. Não é necessário dominar a ferramenta para impressionar espectadores com seu talento cinematográfico ao aprender a inserir efeitos e transições nos projetos do Premiere Pro.

Outras pessoas estão lendo

Painel de efeitos

O Premiere Pro vem com dúzias de efeitos especiais que permitem alterar o comportamento da luz nas cenas em vídeo, experimentar deslumbrantes esquemas de cores e até mesmo transformar dia em noite apenas com o ajuste de alguns controles. Estes efeitos residem no painel de "Efeitos", acessível através do botão "Menu" do programa. Aplique um efeito selecionando um trecho ou quadro do filme e arrastando o efeito do painel até o local desejado na "Linha do Tempo". Clicando em "Executar" neste ponto específico para visualizar o filme, pode-se ver o resultado da configuração padrão do Premiere para o efeito. Se achar necessário fazer alterações, abra o painel de "Controle de Efeitos" e mude as configurações até atingir o visual desejado. Também é possível ajustar a opacidade e a velocidade de um trecho de vídeo a partir desse painel.

Efeitos

Alguns efeitos do Premiere Pro permitem distorcer trechos e alterar as cores do filme, outros possibilitam experimentar filtros artísticos e animar cenas dentro dos trechos de vídeo. É possível girar as cenas utilizando o efeito de "Movimento" do programa, um recurso especialmente útil, pois também pode ser usado para mover e redimensionar trechos de vídeo automaticamente. Filtros de correção de cor, por exemplo, podem ajudar a corrigir desequilíbrios de tom nas filmagens, permitindo alterar a saturação, cor e matiz de um trecho. Efeitos que alteram o equilíbrio de luz, brilho e contraste também podem corrigir cenas filmadas com iluminação ruim.

Transições

Uma cena do filme pode terminar com um navio desaparecendo no horizonte. Segundos mais tarde, pode-se ver um dos passageiros no convés, olhando as ondas que batem no navio. O editor provavelmente inseriu uma transição entre essas cenas. O Premiere Pro vem com transições de alta qualidade que ajudam a passar de uma cena para outra de forma elegante, artística ou dramática, dependendo do seu humor. Adicione efeitos de dissolver, deslizar e "fade", além de outras transições entre cenas, arrastando-os do painel de "Efeitos" para o trecho. Também é possível alterar as configurações da transição a partir do painel de "Controle de Efeitos". Pré-visualize o resultado clicando no botão "Reproduzir" no painel de "Visualização" ou arrastando o indicador de tempo na "Linha do tempo" através das cenas escolhidas. Dê destaque a mudanças de cena com efeitos dramáticos como a transição de "Página Virando" ou uma que faz com que a nova cena apareça girando.

Considerações

O "Mercury Playback Engine", encontrado na versão mais recente do Premiere Pro, eleva os níveis da criação de efeitos visuais. O recurso utiliza a unidade de processamento gráfico do computador para gerar efeitos acelerados e transições como "Sombra", "Desfoque Gaussiano" e "Virar verticalmente". Visitando a página de especificações técnicas da Adobe, você pode descobrir se sua placa de vídeo poderá tirar vantagem do poder de processamento superior do "Mercury Playback Engine". Se em algum momento você já tiver usado efeitos ou transições disponíveis no Premiere, visite a página de "plug-ins" da Adobe; nela você encontrará uma grande variedade de "plug-ins" criativos de terceiros que ajudam a incluir mais efeitos e transições profissionais a filmes no Premiere Pro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível