Os efeitos do excesso de população no ecossistema

Escrito por david kennedy | Traduzido por maría echenique
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os efeitos do excesso de população no ecossistema
A pesca se torna um problema quando se esgota a oferta de peixes (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

O excesso de população pode afetar o meio ambiente de diversas formas. Em termos de superpopulação humana, a construção, a caça, a agricultura e muitas outras atividades podem permanentemente alterar um habitat. Com os animais e as plantas, o excesso de população pode criar demasiado de uma espécie, que, por sua vez, esgota o seu fornecimento alimentar. Através de meios naturais, as populações permanecem frequentemente em equilíbrio com o meio ambiente. Infelizmente, muitos dos perigos são devidos exclusivamente à intervenção humana, incluindo a adição de espécies invasivas que podem destruir esse equilíbrio.

Outras pessoas estão lendo

A população humana

O excesso de população humana no planeta é hoje uma preocupação e pode ter consequências muito maiores no futuro. Em 2006, cerca de 76 milhões de pessoas se uniram à população global da Terra de 6,5 bilhões, de acordo com o professor Chris Rapley, especialista em mudanças climáticas da Antártida. As Nações Unidas estimam que, em 2050, poderá haver cerca de 9 bilhões de pessoas no planeta. Em 1960, havia cerca de 3 bilhões.

Os efeitos do excesso de população no ecossistema
Antártida (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Consequências

A agricultura e o abastecimento alimentar são também motivos de preocupação. Em um estudo feito pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, cerca da metade da população dos países em desenvolvimento tem crescido mais rápido do que os seus abastecimentos alimentares. A falta de água doce tornou-se um problema. As florestas sofrem a sobre-exploração para compensar o rápido crescimento e as pescarias estão começando a superexplorar certas espécies de peixes.

Os efeitos do excesso de população no ecossistema
Vista dos campos e dos trabalhadores (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

População animal

A superpopulação animal se torna um problema quando a criatura esgota seu suprimento de alimentos, geralmente outro animal ou planta. No entanto, os animais tendem a viver em equilíbrio. Quando há muito de um predador e não o suficiente de uma fonte de alimento, os predadores passam fome e a população fica sob controle. Mas quando a fonte de alimento é abundante, o predador prospera novamente. Embora, às vezes, uma espécie invasora possa habitar um ambiente e fazer mais dano do que a natureza pode corrigir. Por exemplo, o "emerald ash borer" é um besouro nativo da Ásia, mas sem predadores naturais nos Estados Unidos, tem matado dezenas de milhões de árvores em muitos estados do Centro-Oeste.

Os efeitos do excesso de população no ecossistema
Ratos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

População vegetal

A população vegetal é controlada por métodos humanos, assim como pelos animais que se alimentam dela. Quando certas ervas daninhas ou plantas crescem facilmente em uma área, elas podem matar outras plantas ao redor, roubando-lhes minerais e água. Assim, o controle da população pode ser alcançado através da intervenção humana ou de animais que comem as plantas invasoras.

Os efeitos do excesso de população no ecossistema
Árvores de eucalipto (Davis McCardle/Photodisc/Getty Images)

Solução e prevenção

O controle da população como um meio de proteção ambiental é uma tarefa assustadora. No entanto, existem medidas que podem ser tomadas para ajudar às futuras gerações. O controle da natalidade é uma forma de manter a população crescente da Terra contida. O uso eficiente de alimentos e energia e o gerenciamento efetivo de grandes cidades podem ajudar, mas as pessoas devem ser educadas sobre esse assunto. Se mais pessoas aprendem sobre o excesso de população e seus efeitos no meio ambiente, então, pode ser feito mais ainda.

Os efeitos do excesso de população no ecossistema
Pílulas anticoncepcionais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível