Os efeitos do exercício físico no sistema muscular

Escrito por ts jordan | Traduzido por lucas calazans
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Os efeitos do exercício físico no sistema muscular
Os principais benefícios do exercício é sentido no sistema muscular (health and fitness girl image by Paul Moore from Fotolia.com)

O exercício físico regular e rotineiro é um componente vital de uma saúde sustentável. Especialmente quando você envelhece, sua adesão ou não conformidade com um regime de exercícios vai se tornar um fator decisivo na determinação de como normalmente você trilha seu caminho fisicamente através das décadas. Embora o exercício também proporcione benefícios para os sistemas cardiovascular e esquelético, o principal benefício do treinamento regular é sentido pelo sistema muscular.

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Processo de desenvolvimento do músculo

Embora bioquimicamente complexo, o processo pelo qual o corpo desenvolve músculos não é tão complexo quando explicado em um linguagem simples. O treino causa microtraumas nos músculos (pequenas "lesões" que devem ser reparadas). Se a intensidade do exercício é suficiente para convencer o corpo que músculo adicional é necessário para a sobrevivência, o corpo supercompensa reparando o tecido muscular antigo e criando um novo tecido.

Utilização do músculo

Um dos principais benefícios do exercício é a capacidade de aumentar a utilização muscular. Operando sob o lema de "use-o ou perca-o", a negligência do uso muscular resulta em atrofia no músculo e nas vias nervosas subjacentes que o ativam. Você deve ter notado que quanto mais você treinar com pesos, mais você pode "sentir" o trabalho muscular. Este é um exemplo do aumento da conexão "mente-músculo" que se torna possível através da formação regular.

Força muscular

Um dos benefícios que todos sabem é o conceito de treinar como uma forma de aumentar os níveis de força máxima. Quanto mais você usa um músculo (e quanto mais eficiente você se torna em desenvolvê-lo), maior será o potencial para o aumento de geração de força. O tamanho do músculo não é linearmente ligado à força muscular. Você provavelmente já viu pessoas relativamente pequenas na academia levantarem grandes quantidades de peso. Essas pessoas são mais eficientes na geração de força máxima com o tecido muscular que elas já têm.

Tamanho do músculo

Outro efeito do exercício sobre o sistema muscular é um aumento no tamanho muscular. Enquanto você continuar a progredir na academia levantando mais pesos, o corpo continuará a se adaptar - tendo um tamanho adicional (e força) para atender as demandas impostas. O principal objetivo do seu corpo é a sobrevivência e pelo treinamento com pesos mais e mais pesados, você está dizendo que ele deve crescer se espera "sobreviver" aos exercícios.

Os efeitos do exercício físico no sistema muscular
Continue levantando pesos mais pesados ​​para ganhar massa muscular e ficar maior (muskelmannybbs image by fotofrank from Fotolia.com)

Resistência muscular

A busca de uma maior eficiência na utilização de diferentes fibras musculares (a conexão mente-músculo) com um treino consistente do seu corpo também irá aumentar sua resistência. Isso ocorre porque o músculo torna-se mais capaz de eliminar resíduos acumulados (como o acúmulo de ácido láctico), mesmo quando no meio de um série. Assim, enquanto que durante a sua primeira semana de treinamento você pode ser capaz de realizar apenas cinco repetições antes do "cansaço muscular" se tornar muito intenso para continuar, você pode ser capaz de realizar 10 ou mais repetições na semana seguinte. Isso não é necessariamente porque seu músculo tornou-se "mais forte". Poderia ser porque seu músculo tornou-se mais eficiente na eliminação de resíduos através da corrente sanguínea.

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