Como transformar uma Floyd Rose em ponte fixa

Joe Satriani usa o sistema de tremolo Floyd Rose

Frazer Harrison/Getty Images Entertainment/Getty Images

Floyd Rose é um tipo de tremolo flutuante. É um sistema integrado de molas e travas que possibilita o uso de uma técnica de tremolo agressiva, sem desafinar a guitarra. Ao mesmo tempo que proporciona maior estabilidade de afinação que o tremolo padrão, a mudança de encordoamento e afinação podem ser mais demoradas devido ao número de partes envolvidas. Se você não usar seu tremolo Floyd Rose, tem trabalho e não se beneficia. É possível modificar sua Floyd Rose, convertendo-a temporariamente em uma ponte fixa, o que permite uma estabilidade de afinação maior com a opção de reverter a modificação.

Instruções

Step 1

Esta Gibson Les Paul é uma guitarra de ponte fixa

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Retire a alavanca e posicione a guitarra deitada de cabeça para baixo. Os tremolos da Floyd Rose possuem alavancas que se encaixam ou atarraxam. Tente desatarraxar a alavanca. Se não sair desta maneira, puxe-a para cima (fora) suavemente.

Step 2

Desparafuse o painel traseiro onde se encontra a cavidade do tremolo. Aqui, você encontrará um bloco de “inércia” retangular anexado às 3 molas. As molas contrapõem a tensão das cordas. Isto, juntamente com as travas da ponte, é o que dá a estabilidade de afinação superior à Floyd Rose.

Step 3

Meça a distância entre a beirada do bloco retangular e a parede à direita do bloco, de forma que ao olhar para baixo, a guitarra esteja posicionada com o braço à sua esquerda. Nāo há uma medida padrão. A tensão das cordas, das molas, e a regulagem da ponte influenciam a posição do bloco de “inércia”.

Step 4

Corte um pedaço de madeira 2 mm maior que a distância entre o bloco e a parede da cavidade. Sendo 2 mm maior, a madeira aplica uma força contra o bloco, evitando-o de mover e isolando as demais travas da guitarra. A trava da pestana impede que as tarraxas influenciem no tom das cordas. Isso é para impedir que o movimento das tarraxas desestabilize o bloco de “inércia”. Para afinar a guitarra, é preciso destravar as travas, ajustar o tom e travá-las novamente. Quando o bloco de “inércia” estiver estabilizado, a troca de encordoamento e a afinação ficam mais rápidas, porque as travas podem ser “deixadas de lado”.

Step 5

Encaixe a alavanca de volta. Posicione a guitarra de lado, de modo que você possa ter acesso à alavanca e à cavidade traseira ao mesmo tempo. Force a alavanca completamente para baixo, para aumentar o espaço entre o bloco e a parede da cavidade. Encaixe a madeira no espaço e solte a alavanca suavemente, deixando-a em sua posição natural. A madeira aplicará uma força contra o bloco, segurando-o em sua posição.

Step 6

Retire as molas do bloco. Com uma chave de fenda Phillips, retire os parafusos de ajuste de molas na parede da cavidade oposta e guarde-os em um lugar seguro.

Step 7

Ajuste a altura da ponte usando uma chave allen de 2.5 mm nos dois pivôs em cada lado da ponte. Gire a chave no sentido horário, para compensar o pequeno ajuste causado pelo bloqueio do bloco de “inércia”. Use a mesma chave para remover as travas da pestana, guardando-as também em um lugar seguro.

eHow Brasil
×