Os efeitos da globalização no século XXI

Escrito por kelsey mowatt | Traduzido por rafaela rog
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os efeitos da globalização no século XXI
Graças à globalização, sociedades e culturas se tornam mais integradas (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

A globalização é amplamente descrita como o processo no qual as nações e sociedades se tornam mais interconectadas e interdependentes. Apesar da globalização não ser nenhuma novidade histórica, considerando os avanços tecnológicos e a grande adesão ao liberalismo econômico das ultimas décadas, os efeitos de tal processo continuarão sendo significantes no decorrer do século XXI.

Outras pessoas estão lendo

Economia

A aceleração da globalização desde a segunda Guerra Mundial tem sido marcada pelo liberalismo econômico, em nome do qual muitas nações assinaram acordos de livre comércio, reduziram regulações fiscais e abriram suas economias para investimentos de capital estrangeiro. Enquanto os defensores da globalização sustentam que tais políticas foram responsáveis pelo desenvolvimento de nações subdesenvolvidas e pela melhora do padrão de vida de milhões de pessoas, os críticos acusam que tal política liberal não fez o suficiente para exterminar a pobreza sistemática ou que serviu apenas para enriquecer alguns poucos. De acordo com o fundo monetário internacional, o FMI , o acirramento da competição interestadual por menores taxas de juros, a pressão para aumentar os recursos governamentais voltados a previdência social e saúde pública, a possível instabilidade econômica e o crescimento das dívidas nacionais, à medida que mais países transecionem para a economia global, serão alguns dos futuros desafios produzidos pela globalização.

Cultura e sociedade

Os avanços tecnológicos nos meios de transporte e telecomunicação que promoveram um mundo mais economicamente interdependente também têm contribuído para a disseminação de valores, ideias e práticas culturais de uma nação para outra. Por exemplo, através dos processos de globalização muitas nações aprovaram reformas democráticas e capitalistas e seguem com a implementação de leis que protegem os direitos das minorias oprimidas e das mulheres. Embora as sociedades estejam mais conectadas do que nunca e a conscientização sobre culturas estrangeiras siga crescendo, críticos replicam que a globalização está levando o mundo a um enraizamento de uma cultura homogênea, fortemente ocidentalizada.

Meio ambiente

Enquanto os partidários da globalização citam os avanços sócio-econômicos que eles acreditam ter sido resultado de tal fenômeno, muitos cientistas argumentam que os anos de crescente industrialização, elevadas atividades comerciais e desregulamentação governamental, afetaram de maneira nociva o meio ambiente. De acordo com os críticos, a globalização acelerou mudanças climáticas através da crescente emissão de combustíveis fósseis, agravou a poluição em muitas fontes de água e territórios e aumentou drasticamente o desmatamento. Embora os estados membros das Nações Unidas (ONU), grupos ambientais e outras organizações internacionais venham trabalhando juntos para pôr em prática diversos acordos que visam proteger o ecossistema terrestre, muitos cientistas acreditam que medidas adicionais precisam ser tomadas.

Saúde

Conquanto a globalização tenha aumentado o padrão de vida de muitas populações, ajudando pessoas a viverem mais e melhor, especialistas da área de saúde preveem desafios futuros. De acordo com a organização mundial de saúde, dado ao grande aumento, provocado pela globalização, da migração de profissionais, do turismo e de atividades comerciais, doenças contagiosas se espalham cada vez mais pelo planeta. A organização mundial de saúde, ou OMS, também menciona o tráfico ilegal de entorpecentes, as mudanças ambientais e outras questões que podem afetar negativamente a saúde do seres humanos com o prosseguimento da globalização.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível