Como fazer efeitos de gotejamento com o Illustrator

Escrito por elizabeth mott | Traduzido por paula mangia garcia terra
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer efeitos de gotejamento com o Illustrator
Utilize as ferramentas imaginativas do Adobe Illustrator para adicionar efeitos naturais ao seu trabalho (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Se você estiver criando um desenho no Adobe Illustrator de um objeto que deveria estar derretendo ou vazando ou uma cena com elementos de chuva, parte deste efeito envolve um gotejamento do seu trabalho. Com um pouco de criatividade, você pode usar as ferramentas do Adobe Illustrator para embelezar o seu gráfico com respingos e gotas que combinem com a sua cena.

Outras pessoas estão lendo

Misturas

Utilize uma mistura para adicionar o aspecto de tempo decorrido de um gotejamento ao ar livre. Desenhe um objeto para servir como a forma de uma gota -- no formato de uma lágrima estilizada -- e outro para representar o ponto no desenho do qual a gota sairá. Deixe transparente o ponto de origem da arte no painel "Aparência" e aplique uma cor adequada para o objeto gotejado, em seguida, utilize a ferramenta "Mistura" para criar o efeito de tempo decorrido entre os dois, clicando uma vez em cada objeto. Se você não estiver satisfeito com o aspecto, desfaça e tente usar diferentes locais ou pontos de ancoragem nos dois objetos, como pontos de origem para a ferramenta "Mistura".

Deformação

O efeito de deformação do Adobe Illustrator pode ajudá-lo a criar uma aparência de um respingo que está quase pronto para escorrer de um objeto ou da superfície do seu desenho. Utilize a habilidade "Deformação" para distorcer os caminhos e adicionar um efeito de torção em seu objeto. Tente utilizar os envelopes de deformação predefinidos ou desenhe alguns até encontrar uma combinação de configurações que dobre e dê forma à obra adequadamente. Adicione uma Malha de Gradiente para acentuar a sua distorção com a dimensionalidade da variação de cores. Você pode, também, aplicar o seu efeito "Deformação" à Malha de Gradiente.

Conjuntos de símbolos

Crie um símbolo que representa um efeito de gota e, em seguida, utilize a ferramenta "Pulverizar Símbolos" do Adobe Illustrator e suas ferramentas de símbolos para adicionar um grupo de gotas com aleatoriedade em tamanho, posição, rotação, cor e transparência. Estas técnicas podem ajudá-lo a incluir o aspecto variado de água da chuva escorrendo dos beirais de um prédio ou dos galhos de uma árvore. Para ajudar suas gotas a interagirem com os elementos da sua cena, utilize uma das ferramentas de "Liquefazer" do Illustrator, para dobrar objetos cujas formas poderiam distorcer sob o peso das gotas de chuva caindo.

Ferramenta Caneta

Quando suas gotas caem em uma chuva forte, elas se parecem com linhas em vez de gotas. Para criar o aspecto de chuva em uma cena ao ar livre ou através de uma janela, utilize a ferramenta "Caneta" para desenhar uma série de segmentos de linhas retas e curtas, em um ângulo ligeiramente menor ou maior do que o vertical. Adicione uma cor de traçado cinza pálido às suas linhas no painel "Cor" e uma espessura de traçado leve no painel "Traçado", em seguida, deixe-os menos do que totalmente opacos, alterando seus valores de "Transparência" no painel "Aparência". Para acelerar a criação deste tipo de arte, você pode desenhar um segmento de linha e criar duplicatas, mantendo pressionada a tecla "Alt" (Windows) ou "Option" (Mac) enquanto arrasta com a ferramenta "Seleção".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível