Efeitos da guitarra havaiana

Escrito por serm murmson | Traduzido por josé víctor dias lourenço
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos da guitarra havaiana
Tocando uma guitarra lap steel. (Adam Berry/Getty Images News/Getty Images)

A guitarra havaiana tem suas raízes no Havaí. Tanto ela quanto a guitarra pedal steel foram desenvolvidas a partir da tradição de tocar a guitarra colocando-a verticalmente em seu colo. As cordas da guitarra havaiana são muito mais altas no braço do que uma guitarra elétrica normal. Para tocá-la, você deve sentar-se com a guitarra em seu colo e usar um slide sobre os trastes. Apesar de suas diferenças em relação à guitarra elétrica ou acústica, ela pode ser modificada pelos mesmos efeitos disponíveis para outros guitarristas.

Outras pessoas estão lendo

Slides

Uma das características distintivas de uma guitarra havaiana é o fato de que você deve usar um slide para obter o melhor som do instrumento. Portanto, a escolha do slide pode ser uma variável sonora interessante. Cerâmica, metal e todas as slides de vidro produzem sons ligeiramente diferentes, os quais variam com base na espessura do próprio slide.

Efeitos da guitarra havaiana
Pedal steel guitar. (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Distorção

Distorção oferece uma grande vantagem para o som de uma guitarra havaiana. Um pedal de overdrive básico pode ser usado para fazer seu som ficar um pouco mais sujo. Se a sua preferência é para sons extremos, uma distorção fuzz poderosa pode alterar radicalmente o som de sua guitarra havaiana, tornando-a potencialmente irreconhecível.

Atraso e reverberação

Atraso e reverberação adicionam toques atmosféricos interessantes para uma guitarra havaiana. Atraso, que produz um eco do sinal original, pode ser especialmente interessante, dada sua natureza baseada no slide. Um pedal de atraso pode ser utilizado para criar um eco do slide original, fazendo com que uma única linha melódica ocorra várias vezes. A reverberação permite que a guitarra havaiana volte a soar como se fosse em uma câmara de grande porte, como uma sala ou até mesmo uma caverna, dependendo da intensidade do efeito.

Coro e vibrato

Coro e vibrato são efeitos de modulação que mudam o tom do sinal do instrumento. Um efeito de coro multiplica o sinal da guitarra havaiana, estratificando o mesmo sinal por cima de si próprio. Isto adiciona mais espessura para o som. Vibrato acrescenta um efeito de oscilação ao tom dessa guitarra. Quando combinado com o uso de um slide, isto pode criar uma ornamentação tanto sutil quanto extrema.

Phaser and Flanger

Efeitos de phaser e flanger adicionam um som arrebatador em uma guitarra havaiana. Um pedal de phaser ou de flanger quase sempre terá um controle tanto de ritmo quanto profundidade, o que lhe permite ajustar o efeito a seu gosto. Pedais de flanger são responsáveis ​​pelos ruídos de avião a jato, frequentemente ouvidos em muitas músicas.

Pedal de volume

Um pedal de volume é um efeito muito útil para ter em combinação com uma guitarra havaiana. Isso permitirá que você crie ondas sonoras em que o ataque original da nota é tornado inaudível. Muitas guitarras pedal steel têm este efeito como um recurso padrão.

Outros efeitos

Existem muitos outros efeitos que podem aumentar o som de sua guitarra havaiana. Modulação em anel, samplers, modificadores de tom e pedais de oitava estão entre a grande variedade de efeitos disponíveis. Além disso, os fabricantes de pedais frequentemente têm a sua própria torção sobre efeitos clássicos, e existem muitas pequenas modificações que podem ser feitas em um pedal alterando qualquer parâmetro do efeito.

Não perca

Recursos

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível