Efeitos de guitarra recomendados para tocar blues

Escrito por lee johnson Google | Traduzido por carolina pires
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos de guitarra recomendados para tocar blues
Um pedal de wah-wah pode ser usado para controlar quando algumas frequências tem permissão para serem transmitidas ao seu amplificador (Comstock/Comstock/Getty Images)

Plugue sua guitarra em um pedal de efeitos antes de enviar o sinal ao seu amplificador para obter um timbre de blues mais autêntico e característico. Pedais são normalmente pequenas caixas de metal que permitem que você adicione efeitos ao seu instrumento, acionando com o pé. Aprender sobre os diferentes pedais de efeitos que você pode usar para obter um timbre para blues vai te dar uma ideia de como desenvolver seu próprio timbre. Os melhores efeitos para o blues são o overdrive, o delay, o vibrato e o wah-wah.

Outras pessoas estão lendo

Overdrive

Pedais de overdrive basicamente adicionam uma distorção suave, com característica de amplificador valvulado. Ou os pedais são feitos para simular o som de um valvulado, ou para fazer com que um valvulado entre em saturação. O timbre produzido por seu instrumento é amplificado até que comece a rachar, e literalmente se distorce. Este é um efeito comum no blues, e uma adição essencial ao seu leque de efeitos, se você quer tocar blues. Pedais de overdrive específicos para blues podem ser encontrados, mas os não-específicos também são capazes de produzir um timbre adequado para o estilo. Pedais de overdrive também aumentam o volume de sua guitarra, então podem ser usados como pedais de volume ou boost.

Delay

Um pedal de delay cria uma cópia do som que você produz e a reproduz novamente em um determinado intervalo de tempo após o som original. A repetição pode perder força com o tempo, mas você pode controlar a quantidade em que isso acontece. Você também pode controlar a quantidade de vezes que o pedal irá reenviar o sinal. Este efeito funciona particularmente bem em solos ou licks do blues.

Vibrato

Pedais de vibrato produzem uma rápida flutuação na quantidade de ganho em uma nota tocada. Isto cria um efeito oscilante, assim como quando você toca um vibrato com sua mão esquerda. Muitos instrumentistas estão acostumados a executar o vibrato com as próprias mãos podem ter dificuldades ao se adaptar com o pedal de vibrato, mas instrumentistas avessos à esta técnica podem encontrar no pedal uma grande ajuda. O pedal produz um efeito brilhante, útil para licks de finalização, ou para incrementar notas longas.

Wah-wah

O efeito "wah-wah" é um dos efeitos de guitarra mais reconhecíveis. Jimi Hendrix era um usuário dedicado de pedais de wah, e eles podem ser usados em riffs, solos e licks, em músicas do blues. A introdução de "Purple Haze" é um exemplo de uso intenso deste efeito. O pedal produz uma oscilação de frequência, que faz com que quando o pedal é movido para baixo e para cima rapidamente gere um som parecido com alguém falando "wah" repetidamente. Este pedal pode ser usado para criar uma variedade de efeitos interessantes e originais, e pode adicionar dinamismo em um solo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível