Saúde

Efeitos indesejáveis ​​do ácido hialurônico

Escrito por kerstin cunningham | Traduzido por paula belchior
Efeitos indesejáveis ​​do ácido hialurônico

O ácido hialurónico é utilizado no tratamento de muitas doenças

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

O ácido hialurônico, também conhecido como hialuronato, é uma proteína encontrada em todo o corpo nos tecidos e no fluido sinovial das articulações. Ele atua como um agente de ligação, lubrificação e proteção. A quantidade de ácido hialurônico no corpo pode diminuir à medida em que o processo natural de envelhecimento ocorre ou após a exposição a fatores ambientais como a luz solar. O ácido hialurônico pode ser utilizado no tratamento da osteoartrite, na prevenção de aderências pós-operatórias e em preenchimentos dérmicos.

Outras pessoas estão lendo

Efeitos colaterais tópicos

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

O ácido hialurônico tem sido utilizado como veículo de absorção medicinal em vários métodos de administração, incluindo a aplicação tópica. Pode ser combinado com o diclofenaco para o tratamento de queratoses actínicas, e como um gel de segurança, tolerância e eficácia comprovada. No entanto, alguns indivíduos são suscetíveis a reações ao ácido hialurônico ou outros aditivos. As reações podem incluir coceira, acne, erupções e vermelhidão.

Efeitos colaterais da injeção

O ácido hialurônico tem sido utilizado no tratamento da osteoartrite. Novaes e colegas no "International Journal of Pharmacology Research", em 2005, mostraram que a administração de ácido hialurônico intra-articular em 365 pacientes foi bem tolerada, com apenas 2,5% dos pacientes apresentando um efeito colateral não grave. O ácido hialurônico, na forma de um gel, pode ser utilizado como um material de preenchimento para melhorar a aparência de deformidades dermatológicas. Um estudo realizado por Hedén e colegas em 2009 e publicado na "Aesthetic Plastic Surgery" mostrou que a utilização desse gel não conduziu a quaisquer efeitos colaterais graves, embora alguns indivíduos tenham apresentado reações de curto prazo de ligeiras a moderadas, tais como inchaço, sensibilidade e vermelhidão. Alguns pacientes sofreram de uma febre e foram tratados com antibióticos. No entanto, um estudo publicado em 2010 na "Journal of Plastic and Reconstructive Aesthetic Surgery", descreveu as complicações da utilização da forma injetável de ácido hialurônico após a cirurgia de mama, em que os efeitos colaterais incluem infecção e contratura capsular, exigindo uma nova cirurgia.

Efeitos colaterais conhecidos

Embora os efeitos colaterais sejam raros, eles incluem contusões, erupção cutânea, acne, inchaço e dor. Os efeitos colaterais graves podem incluir diarreia, tonturas, tosse, espirros, inchaço da face e lábios e alteração na cor da pele. Os indivíduos que são conhecidos por terem várias alergias devem evitar a utilização de ácido hialurônico.

Outras medicações

Algumas outras drogas ou suplementos devem ser evitados em conjunto com o ácido hialurônico, como têm sido mostrado, por aumentar o risco de alguns dos efeitos colaterais, tais como manchas. Esses incluem a vitamina E, a erva-de-são-joão, a aspirina e outros medicamentos anti-inflamatórios não esteroides.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media