Os efeitos da intensidade da luz nas reações químicas

Escrito por kristin swain | Traduzido por joanna riva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os efeitos da intensidade da luz nas reações químicas
Uma reação química que ocorre sob a luz solar abundante pode produzir um resultado diferente de uma que ocorre no escuro (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

A intensidade da luz pode afetar seriamente a velocidade de uma reação química. A quantidade de luz influencia diretamente as temperaturas em torno da reação, o que pode elevar ou diminuir a velocidade da mesma em proporção ao efeito da luz na temperatura. Essa intensidade age como um catalisador e pode alterar drasticamente o resultado das reações agindo como uma influência adicional sobre os produtos utilizados.

Outras pessoas estão lendo

Temperatura

A temperatura na qual uma reação química ocorre geralmente afeta a intensidade e velocidade da mesma. Uma reação que ocorre em uma temperatura mais alta pode acelerar ou funcionar numa intensidade maior do que uma reação que ocorre em temperaturas mais baixas. Algumas temperaturas baixas podem até retardar a reação drasticamente ou até interrompe-la totalmente. Geralmente em situações de laboratório, as temperaturas são elementos controlados no experimento. A intensidade da luz pode afetar amplamente a temperatura, dependendo do tipo da luz e da proximidade da fonte luminosa com a reação química.

Luz natural

A intensidade da luz natural pode afetar a reação de uma maneira diferente do que se essa reação não ocorresse perto de uma fonte desse tipo de luz. A principal fonte de luz natural é o sol, que afeta largamente as temperaturas externas. Os raios UV não afetam adversamente a reação, apenas o calor criado pela intensidade luminosa, exceto no caso de reações que envolvam plantas.

Luz artificial

A exposição a fontes de luz artificial cria um efeito menos dramático nas reações químicas do que a luz natural. A luz artificial, como luzes fluorescentes que são comuns em salas de aulas e laboratórios onde os experimentos são conduzidos, tem pouco ou nenhum efeito sobre as reações. A maioria das luzes artificiais tem pouco efeito na temperatura do ambiente ao seu redor, se utilizada com moderação. Luzes que se mantêm ligadas por longos períodos de tempo ou que usam alta potência, elevam a temperatura do local, causando uma mudança na reação química que está ocorrendo. A reação também é afetada pela intensidade de luzes artificiais de fontes próximas, tais como lâmpadas posicionadas diretamente sobre a reação.

Luzes de instrumentos

Durante alguns experimentos com reações químicas, alguns instrumentos são utilizados para medir, observar, ou registrá-las conforme ocorrem. Alguns desses instrumentos são equipados com luzes que permitem que o observador enxergue melhor ao utilizá-los. Apesar dessas luzes serem úteis ao observador, elas podem afetar a reação que está ocorrendo. As luzes, mesmo que de baixa potência, possuem alta intensidade já que estão próximas à reação. A intensidade luminosa desses equipamentos pode aumentar a temperatura no local, afetando diretamente a reação. Para evitar que isso ocorra, utilize instrumentos sem luzes ou aqueles cujas luzes possam ser desligadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível