Efeitos do maleato de clorfeniramina

Escrito por heather lindsay | Traduzido por luiz fernando ferreira da silveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos do maleato de clorfeniramina
O maleato de clorfeniramina é um anti-histamínico utilizado na prevenção dos sintomas da alergia como corrimento nasal (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

O maleato de clorfeniramina é um anti-histamínico utilizado na prevenção dos sintomas de alergia como corrimento nasal, espirros, prurido nos olhos e erupções. Ele também atua como um inibidor do retransporte da serotonina-noradrenalina (SNRI), o que lhe confere efeitos de antidepressivo, embora isso ainda não tenha sido suficientemente testado em seres humanos. Pode ser combinado com outros medicamentos para a supressão da tosse e efeito descongestionante, além de suas propriedades anti-alérgicas.

Outras pessoas estão lendo

Efeitos do anti-histamínico

Os alérgenos, como o pólen, pelos de animais e mofo, podem causar um aumento no nível de histamina, que é liberada no corpo como uma resposta imune. Isto provoca uma irritação ou inflamação nas membranas mucosas ou na pele, causando sintomas como coriza, congestão nasal, gotejamento pós-nasal, olhos lacrimejantes, coceira e urticária. O maleato de clorfeniramina funciona como um agonista inverso, conectando-se ao mesmo local de ligação do receptor que se liga à histamina e inibindo a resposta do organismo aos alérgenos.

Efeitos SNRI

O efeito da clorfeniramina como um inibidor do retransporte da serotonina seletiva foi descoberto por Arvid Carlsson, vencedor do prêmio Nobel, em 1969. Ele também apresenta um efeito em menor escala como um inibidor da noradrenalina. Isto o torna útil no tratamento da depressão e da ansiedade. Estudos para a sua utilização como um anti-depressivo foram sugeridos, mas ainda não foram realizados.

Efeitos colaterais

O maleato de clorfeniramina possui efeitos sedativos fracos, sendo o preferido em comparação a outros anti-histamínicos que deixam os pacientes sonolentos. Pode causar tonturas, constipação, dores de estômago, visão turva, diminuição da coordenação ou boca seca. Os efeitos colaterais mais graves incluem alucinações, irritabilidade, nervosismo, zumbido nos ouvidos ou dificuldade para urinar. Procure um médico se estiver experienciando qualquer um desses sintomas.

Tipos

O maleato de clorfeniramina é vendido como um anti-histamínico de farmácia. Alguns dos nomes disponíveis são Polaramine, Alermine, Histamin e Polaren. Também é combinado com qualquer fenilpropanolamina, que atua como um descongestionante, ou hidrocodona para o alívio da tosse. A combinação deste último não está disponível ao balcão.

Aviso

As crianças e os idosos podem apresentar maior sensibilidade à substância. Ela pode causar excitação ou agitação em crianças. Como é metabolizada principalmente no fígado e eliminada como metabolitos através dos rins, as pessoas com doença hepática e renal não devem utilizar esse medicamento. Glaucoma de ângulo estreito, ataques de asma ou outros problemas respiratórios, como enfisema, algumas úlceras, problemas de próstata, bexigo ou intestino delgado podem aumentar os riscos envolvidos no uso do maleato de clorfeniramina. Ele também aumenta a toxicidade de depressores do sistema nervoso central, como álcool, inibidores da monoamina oxidase (IMAO), antidepressivos tricíclicos e fenotiazinas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível