×
Loading ...

Os efeitos de uma memória RAM danificada

Atualizado em 17 abril, 2017

A RAM é o armazenamento de dados de curto prazo de um computador. Em outras palavras, é na memória RAM onde são armazenadas as informações a serem acessadas com frequência, ou que serão alteradas regularmente. Ela é composta por uma pequena placa com chips soldados nela. Adicionar mais memória RAM é uma atualização de computador comum. Essas placas podem falhar por vários motivos. Identificar um sintoma e associá-lo a uma causa torna muito mais fácil o conserto da máquina.

A memória RAM é feita de chips soldados em placas PCI, que possuem contatos para serem ligadas a um "slot" da placa-mãe (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Travamentos aleatórios com a tela azul

O indicador principal de uma memória RAM danificada são as telas azuis estáticas do Windows. Haverá um texto relatando uma falha em um endereço hexadecimal, onde o sistema operacional tentou escrever ou recuperar algo no setor e não obteve sucesso. Normalmente, esse tipo de falha é intermitente e acionado termicamente.

Loading...

Bips do hardware

Se a memória RAM estiver danificada, o sistema poderá falhar até mesmo na inicialização. Nem mesmo será exibida a tela onde são carregados os controles de hardware de baixo nível, necessários para o carregamento do sistema operacional. O indicador é quando a placa-mãe emite uma série de sinais sonoros longos, geralmente três ou quatro vezes, ou bips contínuos. Esses são os sinais padrão do BIOS para erros de memória insolúveis.

Falhas que exibem a tela azul durante a instalação do Windows

Ao configurar um novo computador, uma tela azul durante o processo de instalação do Windows é um dos sintomas mais credíveis de ​que a memória RAM está com defeito. Em particular, se você receber esse tipo de falha, não continue a instalação sem testar ou substituir a RAM por uma outra seguramente funcionando, já que cada vez que a tela azul é exibida, o sistema operacional está escrevendo algo no disco, podendo causar um problema difícil de ser diagnosticado.

Gráficos distorcidos

Embora seja relativamente raro, outro sintoma de uma memória RAM danificada pode ser a distorção dos gráficos. Isso porque, ao escrever informações a serem exibidas na tela, várias operações de memória são realizadas, as quais devem ser escritas, lidas e analisadas, o que justifica o sintoma de uma memória RAM danificada. Isso também pode ser sintoma de uma placa de vídeo ruim, de modo que o problema não é exclusivamente um defeito na RAM.

O conserto da memória RAM danificada

A melhor solução para uma memória RAM danificada é a substituição. O problema pode acontecer porque os contatos na placa expandiram devido ao calor, foram corroídos ou contêm poeira e cabelo sobre eles, interrompendo o fluxo de eletricidade. Você pode tentar corrigir removendo a memória, usando ar comprimido e um pano que não solte fiapos para limpar os contatos e as entradas da placa. Isso não custa nada além de tempo e pode corrigir o problema. Por fim, de maneira geral, o melhor resultado é a substituição. No entanto, às vezes a reposição da placa-mãe também pode ser necessária.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...