×
Loading ...

Os efeitos do namoro em estudantes do ensino médio

Atualizado em 17 abril, 2017

Para muitos alunos do ensino médio, ter um parceiro está perto do topo de sua lista de prioridades, e alguns indivíduos podem se sentir excluídos ou mesmo fracassados se não tiverem namorado alguém até o final do ensino médio. Embora, a curto prazo, ter um namorado ou namorada possa deixar um estudante feliz ou se sentindo enturmado, tal relacionamento pode ter outras consequências para o indivíduo, que podem se mostrar não tão positivas.

Namorar no ensino médio pode ser divertido, mas pode interferir com mais do que qualquer uma das partes suspeite inicialmente (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Rompe grupos de amizade

Estudantes do ensino médio tipicamente mantêm um círculo de amigos com quem podem contar para ter companhia, mas as políticas dos relacionamentos podem alterar estas amizades. Quando um estudante entra num relacionamento com um garoto ou garota, os amigos daquela pessoa podem reclamar que ele não está mais passando tempo suficiente com eles. Pior ainda, o grupo de amigos pode ficar com ciúmes, e este sentimento pode se manifestar em discussões entre o estudante e seus amigos ou até resultar no fim de amizades.

Loading...

Estresse

Estudantes do ensino médio têm muito com que se estressar. Para começar, eles são adolescentes, com todas as dificuldades emocionais, como oscilações de humor, trazidas por esta idade. Os alunos também enfrentam pressão para ter sucesso acadêmico para entrar na faculdade que querem, e pode-se esperar que eles também participem de atividades extracurriculares, como esportes ou música. Um relacionamento introduz outra fonte de pressão na vida do estudante, tomando mais de seu tempo e potencialmente aumentando o estresse emocional no caso de problemas no relacionamento. Conforme observado no artigo “Effects of Romantic Relationships on Academic Performance” (Efeitos de relacionamentos românticos sobre o desempenho acadêmico), de Matthew E. Kopfler, alunos envolvidos em relacionamentos são frequentemente sujeitos a mais estresse como resultado.

Apoio

A presença de um namorado ou namorada na vida do aluno pode ter um efeito positivo sobre o indivíduo, desde que o relacionamento seja estável. Os indivíduos num relacionamento, mesmo que seja baseado em torno da escola, podem se tornar muito próximos, o que, por sua vez, permite que cada parceiro apoie o outro durante as experiências que a vida no ensino médio apresenta a eles. Por exemplo, o par pode descobrir que estudar juntos para provas é benéfico.

Afeta a vida na faculdade

Depois do ensino médio, muitos estudantes vão para a faculdade, e alguns ainda estão em relacionamentos iniciados em sua escola anterior neste momento. Isto pode levar a um término súbito e forçado entre indivíduos que acreditam que tentar continuar o relacionamento na faculdade não vale a pena, o que pode, por si mesmo, ser doloroso. Se os estudantes de fato continuarem o relacionamento, isto pode ter consequências negativas sobre suas carreiras na faculdade; por exemplo, uma aluna pode deixar de fazer novos amigos na faculdade em favor de ir para casa regularmente para ver seu namorado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...