Efeitos negativos de computadores em uma sala de aula

Escrito por henry francis | Traduzido por aline fernandes martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos negativos de computadores em uma sala de aula
Existem uma quantidade de implicações sobre o uso de computadores em escolas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A discussão sobre os benefícios e os pontos negativos de usar computadores na sala de aula é um ponto de grandes debates. Enquanto existem benefícios evidentes, incluindo ajudar alunos com necessidades especiais e ensinar algumas habilidades valiosas que eles vão precisar no seu local de trabalho, também existem diversos pontos negativos, como questões de segurança na internet e problemas de saúde a longo prazo.

Outras pessoas estão lendo

Expor os alunos a sites nocivos

Embora muitas escolas possuam filtros na internet dos seus computadores, ainda é possível que os alunos usem servidores proxy para acessar recursos inadequados, como jogos, redes de relacionamentos e material pornográfico. Em particular, navegar por sites de relacionamento e salas de chat expõe os estudantes aos riscos de abusadores de crianças. Um outro problema resultante da utilização de filtros de internet é que, quando existem, os educadores supõem que seus alunos estão seguros e não fornecem muita supervisão, supondo que não serão capazes de visitar sites indesejáveis.

Fornece uma distração

O uso de computadores na sala de aula frequentemente leva os estudantes a ficarem distraídos. Independentemente de filtros de internet, os alunos ainda são capazes de acessar redes sociais, jogos e sites potencialmente nocivos, que servem de distração do foco principal da lição. Apesar de existirem ferramentas que os educadores podem usar para isso, como a supervisão de todos os computadores ou desligando os monitores, resulta em paralizações na aula, tornando difícil o ensino.

Filtros podem limitar e frustrar os estudantes

Quase todos os computadores em escolas possuem filtros de internet, com a intenção de assegurar que os estudantes não possam visitar sites nocivos ou obscenos. No entanto, isso, às vezes, significa que os alunos não vão conseguir acessar fontes genuinamente úteis e perspicazes. Então, não podem ler sobre um assunto. Isso pode levar à frustração e limitar a profundidade do conhecimento que o estudante pode atingir.

Potencial para humilhação

Estudantes que não possuem computadores em casa podem não estar familiarizados a usar computadores, enquanto a maioria dos estudantes possuem um bom conhecimento. Isso pode levar alguns estudantes a serem excluídos, na medida em que eles ficam para trás na aula e requerem uma atenção especial, assim como treinamento especial do educador. Isso também destaca o fato que os alunos não possuem o seu próprio computador, que sugere que os seus pais não podem pagar o investimento em tecnologia e isso ser vergonhoso para eles.

Impacto a longo prazo

Muitos estudantes já gastam muito tempo nos seus computadores fora da classe e usar nas escolas pode levar a problemas sociais e de saúde a longo prazo. O uso abusivo de computadores pode fazer com que as crianças não desenvolvam personalidades fortes, preferindo interagir por meios eletrônicos ao invés de conversas frente a frente. Além disso, o Mass General Hospital for Children sugere que o uso inapropriado e abusivo de computadores pode levar a problemas de saúde, como dores de cabeça, fadiga e lesões por esforços repetitivos nos olhos, costas, pescoço, ombros, braços e mãos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível