Impactos negativos das corporações multinacionais

As multinacionais dominam tanto os céus das cidades quanto o mercado global

Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

Em uma era de globalização, o número de corporações multinacionais só está aumentando e não faltam opiniões sobre sua presença. Algumas pessoas as recebem bem, uma vez que podem ser boas para a economia, para os consumidores e o capitalismo. No entanto, elas têm um lado negativo, pois nem sempre são tão boas para as economias como aparentam inicialmente.

Terceirização

Os perigos da terceirização estão bem documentados, pois levaram à perda significativa de emprego em países como os EUA. No entanto, há um outro impacto negativo. A presença das corporações multinacionais em outros países muitas vezes não beneficia as economias deles, pois a pobreza continua a aumentar, apesar do surgimento de novos empregos que não pagam bem. Além disso, as empresas multinacionais não estão sujeitas às mesmas leis ambientais e trabalhistas, como nos países de origem.

Diferenças no desenvolvimento

A diferença de desenvolvimento entre os extremamente ricos e os extremamente pobres continua a aumentar em países onde as multinacionais se instalam. Boa parte disso ocorre por conta do capitalismo que, através do comércio exterior, tende a exercer maior exploração em países subdesenvolvidos. As multinacionais muitas vezes compartilha os benefícios globais que a sua presença proporciona, mas a verdade é que o abismo entre ricos e pobres continua em expansão.

Impactos ambientais

As empresas multinacionais são famosas por deixar uma grande pegada de carbono (também chamada de "pegada ecológica") quando se instalam em países com normas ambientais mais frouxas. Esse descaso com o meio ambiente, seja através de emissões de gases do efeito estufa ou da poluição de habitats nativos, representa um impacto negativo significativo no custo dos negócios. Além disso, a realização de operações em escala global consome recursos, como os combustíveis fósseis.

Pequenos negócios locais

As pequenas empresas geralmente lutam na sombra das corporações multinacionais. Na melhor das hipóteses, elas são capazes de sobreviver à concorrência ou podem ser compradas. Se recusarem, correm o risco de eventualmente sair do negócio, o que acontece com frequência, pois as multinacionais são capazes de oferecer negócios de alto volume e descontos que as pequenas empresas não conseguem. Os clientes podem tentar apoiar as empresas locais, mas o bolso muitas vezes supera o sentimento.

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