Efeitos negativos do uso do laptop no colo

Escrito por hanamargret | Traduzido por ana carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Os computadores portáteis se tornaram extremamente populares desde o seu surgimento na sociedade. Apesar das múltiplas vantagens, no entanto, eles podem representar alguns riscos graves para a saúde quando usados incorretamente, amparados no colo, por exemplo. O intenso calor emitido pelas máquinas representa um risco sanitário para os homens e também para mulheres grávidas, enquanto que a má postura geralmente adotada durante seu uso pode causar dor muscular crônica.

Outras pessoas estão lendo

Problemas de fertilidade

Estudos realizados por pesquisadores da State University of New York (Universidade Estadual de Nova Iorque) mostraram que o uso de computadores portáteis no colo pode ter um efeito negativo sobre a produção saudável de esperma nos homens. O calor produzido pelo laptop aumenta a temperatura escrotal ou testicular a um grau insalubre, o que pode diminuir a contagem de espermatozoides e, por sua vez, causar esterilidade.

Queimaduras

Embora raros, já houve casos de queimaduras graves causadas pelo superaquecimento do laptop no colo do indivíduo. Elas também podem vir da queima de baterias de aparelho. Apesar de ser algo raro, isso pode acontecer quando o computador é amparado nas coxas, bloqueando o sistema de ventilação.

Riscos à gravidez

Há preocupações a respeito dos riscos para mulheres grávidas expostas à radiação emitida por laptops. De acordo com pesquisa da Answers Radiation, a quantidade de radiação emitida é mínima e não há motivo para alarde. No entanto, os médicos aconselham grávidas a evitarem apoiar o laptop em seu colo ou estômago devido ao calor produzido durante o funcionamento do aparelho.

Má postura

Usar um laptop no colo incentiva a má postura ou o desleixo com a coluna. Apesar de não parecer um problema grave, o uso a longo prazo pode resultar em ferimentos no pescoço ou na coluna vertebral. O quiroprático Michael Durtnall, do Times Online, estima que 80% dos pacientes que chegam ao seu consultório sofrem de dores relacionadas à má postura desenvolvida pelo uso incorreto de computadores portáteis.

Soluções

Devido à crescente consciência dos riscos para a saúde decorrentes do apoio de laptops no colo, novos acessórios foram criados para que os usuários utilizem seus computadores portáteis confortavelmente posicionados. Isso elimina os riscos de infertilidade para homens ou os perigos de calor para as mulheres grávidas, ao mesmo tempo que incentiva a postura correta. Um exemplo disso são as bandejas para laptop, que fornece múltiplas opções de utilização. O apoio é portátil e pode ser convertido em uma bandeja para café da manhã, porta-livro, bandeja de cama ou mesa de colo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível