on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Efeitos negativos dos vulcões-escudo

Atualizado em 17 abril, 2017

Como ocorre com todos os vulcões, há efeitos negativos das erupções do vulcão-escudo. No entanto, os outros dois principais tipos de vulcões — cones de escórias e estratovulcões — apresentam erupções muito mais violentas do que as erupções dos vulcões-escudo. A erupção relativamente tranquila dos vulcões-escudo é conhecida como erupção havaiana.

As ilhas do Havaí são compostas por vulcões-escudo (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Erupções havaianas

Erupções havaianas são geralmente consideradas erupções efusivas, definidas por um fluxo de lavas constante e prolongado. Isso contrasta com as erupções explosivas sofridas pelos cones de escórias e estratovulcões, que ejetam pelos ares grandes quantidade de magma e outros materiais vulcânicos. Erupções havaianas são chamadas assim por causa de sua prevalência nas ilhas havaianas, que são formadas por uma cadeia de vulcões-escudo. O fluxo lento de lavas com alta viscosidade de uma erupção havaiana cria um vulcão largo e discreto que lembra um escudo circular.

Loading...

Fluxo de lava

O fluxo de lava de uma erupção de vulcão-escudo é composto, principalmente, de magma basáltico. A lava apresenta baixa viscosidade e irrompe em um fluxo relativamente moderado. Portanto, erupções de vulcões-escudo geralmente não apresentam risco à vida humana, já que o fluxo de lava é fácil de prever e evitar. No entanto, em erupções prolongadas, vulcões-escudo podem produzir lava suficiente para alcançar áreas afastadas, destruindo plantações, casas e outras estruturas. o fluxo de lava também pode atingir estradas próximas, tornando-as intransitáveis.

Gases e entulhos

Por causa da natureza moderada das explosões havaianas, os vulcões-escudo produzem relativamente pouca quantidade de gases e entulhos. Entretanto, às vezes uma obstrução na abertura do vulcão pode causar um acúmulo de pressão. Isso leva a uma erupção repentina e atipicamente violenta de gases e entulhos. Portanto, é perigoso para espectadores ficarem próximos a aberturas de vulcões-escudo, já que a erupção não pode ser prevista. Outro ponto negativo é que, como acontece com todos os vulcões, os gases produzidos pelos vulcões-escudo contribuem para o efeito estufa que causa o aquecimento global.

Efeitos positivos

Erupções vulcânicas são uma parte vital do ecossistema da Terra. Os gases produzidos por erupções vulcânicas criaram a atmosfera nos estágios iniciais da formação da Terra, o que permite que ela retenha água e sustente a vida. Com o tempo, as erupções dos vulcões-escudo criaram ilhas habitáveis como o Havaí, a Islândia e as Ilhas Galápagos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...