×
Loading ...

Efeitos negativos do Wi-Fi à saúde humana

Os possíveis efeitos nocivos causados pela radiação Wi-Fi é uma questão que dá origem a debates intensos. Atualmente, há pouco consenso entre os agentes de saúde a respeito dos efeitos do Wi-Fi, mas a maioria dos cientistas acredita que ele é seguro para a saúde humana. No entanto, a preocupação sobre seus efeitos negativos permanece, e alguns cientistas britânicos avisam que crianças devem limitar sua exposição ao Wi-Fi. Estas preocupações têm como base o fato de que o Wi-Fi, que usa radiação RF, opera em uma faixa de rádio semelhante a dos fornos micro-ondas usados para preparar alimentos. Recentemente, o receio acerca de de seus efeitos sobre a saúde levou autoridades britânicas a iniciar uma revisão completa da tecnologia.

O receio dos efeitos nocivos do Wi-Fi sobre a saúde desencadearam estudos sobre a tecnologia na Grã-Bretanha. Até agora, poucos encontraram ligações relevantes (nouvelle g�?©n�?©ration - little girl with his noteboo image by iMAGINE from Fotolia.com)

Riscos de câncer

Uma das preocupações entre grupos de pais tem sido o possível risco de câncer gerado pela radiação Wi-Fi. Embora os estudos científicos apontem que o risco de câncer devido ao Wi-Fi seja mínimo, a radiação eletromagnética tem sido associada ao câncer nos micro-ondas. Esses aparelhos, que operam na frequência de rádio 2.45 GHz, são usados normalmente para preparar alimentos e, quando protegidos corretamente, são, de maneira geral, considerados seguros. A mesma frequência é usada por telefones celulares, enquanto a tecnologia Wi-Fiusa a frequência 2.40 GHz.

Loading...

Danos aos cromossomos

Alguns cientistas afirmam, mesmo que com muita incerteza científica, que há uma possível ligação entre a radiação Wi-Fi e problemas de saúde, como danos aos cromossomos. Essa condição está relacionada à degradação do DNA humano em decorrência da exposição à radiação. Uma das graves implicações desse tipo de efeito negativo sobre a saúde é que ele pode ser transmitido para gerações futuras, visto que o DNA é replicado por células humanas no processo de reprodução. Apesar dessas preocupações, existem poucas evidências científicas atualmente para fundamentar tal afirmação.

Perda de memória

Outro impacto à saúde temido pela exposição à radiação Wi-Fi é a perda de memória de curto prazo. No Reino Unido, esse receio foi citado por professores como uma razão para cessar a instalação de redes Wi-Fi em escolas, onde as crianças podem ficar expostas à radiação. A possível perda de memória foi um dos efeitos negativos à saúde examinados pelo inquérito britânico acerca da tecnologia. Pesquisas recorrentes provavelmente serão feitas para examinar e reexaminar essa ligação, mas, atualmente, poucas evidências foram encontradas para apoiar as afirmações dos grupos receosos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...