Os efeitos de pausar a pílula anticoncepcional no meio do ciclo

Escrito por maria richmond | Traduzido por juliana s. zoccoli
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os efeitos de pausar a pílula anticoncepcional no meio do ciclo
Parar de tomar a pílula no meio do ciclo aumenta os riscos de gravidez (pillules image by Pascal Péchard from Fotolia.com)

Muitas mulheres tomam um contraceptivo oral (pílula) como um meio de controle de natalidade. As pílulas anticoncepcionais oferecem benefícios positivos, além de prevenir a gravidez, entre eles, a diminuição das dores no período menstrual. Mas a contracepção oral vem com advertências e efeitos colaterais dos quais as mulheres devem estar cientes, incluindo o que acontece se a mulher parar de tomar a pílula no meio do ciclo.

Outras pessoas estão lendo

Pílulas anticoncepcionais

As pílulas anticoncepcionais são uma combinação dos hormônios estrogênio e progesterona ou apenas progesterona. Esses hormônios impedem que os ovários liberem um óvulo para fertilização. Eles também previnem a gravidez produzindo um revestimento mucoso mais espesso no colo do útero. Embalagens de pílulas anticoncepcionais, geralmente, vêm em um ciclo de 21 ou 28 dias. Normalmente, se você esquecer de tomar um comprimido, pode tomá-lo logo que se lembrar ou junto com a próxima pílula.

Período

Parar de tomar a pílula no meio do ciclo pode causar certas reações, devido à parada instantânea de hormônios. Quando você para de tomar a pílula no meio do ciclo, na maioria das vezes, isso vai fazer com que você inicie um período menstrual. Pode haver um pouco de cólica, inchaço e sangramento ou você pode ter um período regular. Algumas mulheres que esqueceram um ou dois comprimidos durante o mês terão um período curto ou mais leve. Portanto, parar a pílula completamente no meio do mês pode certamente trazer um período regular.

Risco elevado de gravidez

Há um súbito aumento no risco de gravidez quando você para de tomar a pílula no meio do ciclo. Os níveis hormonais mudam rapidamente e isso pode aumentar suas chances de conceber. Algumas mulheres pensam que estão protegidas durante todo o mês, mesmo que parem mais cedo, mas isso não é verdade. Você só estará protegida enquanto tomar a pílula regularmente, todos os dias.

Proteção anticoncepcional

Parar a pílula no meio do ciclo pode aumentar o risco de gravidez, por isso, você deve usar sempre um controle extra de natalidade. Os preservativos são uma boa maneira de, não apenas, se proteger contra a gravidez, mas, também, contra doenças venéreas. Suas chances de engravidar aumentam consideravelmente, quando você para de ingerir os hormônios. Para algumas mulheres, a gravidez pode acontecer de imediato. Para outras, pode demorar as típicas duas semanas para ovular, em outros casos pode levar meses. Você não tem como saber, por isso, sempre deve usar proteção.

Considerações

Se você está pensando em parar, fale com seu médico. Informe o motivo da interrupção e ele poderá lhe ajudar a descobrir o que mais pode ser feito para prevenir a gravidez. Se os comprimidos estão fazendo você se sentir mal, com depressão ou outros problemas, ele pode lhe prescrever outra pílula. Não pare de tomar o comprimido sem falar com seu médico antes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível