Saúde

Efeitos Perigosos da Luz Infravermelha

Escrito por julia selch | Traduzido por joan diaz
Efeitos Perigosos da Luz Infravermelha

A luz infravermelha é o que conhecemos como calor. Boa parte dela vem do sol.

seafront and pier image by Josef F Stuefer from Fotolia.com

A luz infravermelha é maior em comprimento de onda que a parte vermelha do espectro da luz visível mas menor que a radiação de micro-ondas. Em termos mais simples, a luz infravermelha é o que a gente percebe como calor. Nós a emitimos, o que justifica o porquê, de acordo com a NASA, somos visíveis à noite a quem estiver usando lentes de visão noturna. Também recebemos luz infravermelha dos nossos arredores, principalmente do sol. A luz infravermelha tem poucos perigos e muitos benefícios para a nossa saúde, mas é importante reconhecer seus riscos em potencial.

Outras pessoas estão lendo

Opacidade Gradual das Lentes dos Olhos

Quando seus olhos são expostos à luz infravermelha por longos períodos de tempo, as ondas maiores desta luz invisível podem danificá-los. Isto pode acontecer se você frequentemente usar um aparelho de solda sem proteção ocular adequada, por exemplo. Em distâncias menores, é bem provável que você sinta uma sensação queimante da luz emitida pela solda, e você naturalmente se afasta para proteger seus olhos. No entanto, exposição prolongada à luz infravermelha aos olhos, durante algum tempo, pode causar cegueira gradual e irreversível.

Queimadura de Sol

Em um dia quente, você talvez queira se sentar sob o sol e se bronzear. Enquanto que a luz infravermelha, por si só, apenas te faça sentir mais calor, os raios UV que coincidem com a luz do sol e os raios infravermelhos podem queimar a sua pele. Sua pele produz melanina em maior ou menor quantidade, dependendo de sua genética, para proteger suas camadas mais profundas, e isto produz a cor mais escura do bronzeamento. Mas eventualmente os perigosos raios UV podem atravessar essas camadas. É aí que nós percebemos uma sensação de ardor e vermelhidão que chamamos de queimadura do sol.

Benefícios da Luz Infravermelha

Luz infravermelha apresenta mais benefícios pra saúde do que efeitos nocivos. Ela te faz sentir calor quando você se expõe ao sol até mesmo em um dia frio, e aumenta a quantidade de glóbulos brancos em seu corpo, o que promove maior imunidade e cicatrização. A luz infravermelha é usada no diagnóstico de doenças de vista ao ser usada para tomar fotos dos vasos sanguíneos mais profundos. É também usada para o tratamento de certas doenças, como hemorroidas, como uma fonte especial de calor. Também serve de fonte de calor para aquecedores que emitem radiação infravermelha. Esta radiação normalmente aquece os objetos e corpos mais próximos, portanto sendo bem eficiente.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media