Os efeitos da poluição de terra no meio ambiente

Escrito por david c. laine | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os efeitos da poluição de terra no meio ambiente
A poluição acontece quando as sobras de diversas formas são descartadas de modo impróprio (chemical waste image by Antonio Oquias from Fotolia.com)

A poluição de terra engloba dois tipos diferentes de poluição: a acumulação de restos sólidos na superfície do solo, e a absorção de produtos químicos diretamente no solo. Como várias fontes diferentes se encaixam no termo poluição de terra, ela possui amplo alcance em efeitos ambientais. Isso pode causar uma variedade de problemas aos humanos e à vida salvagem na área afetada.

Outras pessoas estão lendo

Lixo

O lixo, as vezes chamado de "poluição visual", é a forma mais visível de poluição de terra. Este não é um problema apenas das cidades, tem se tornado cada vez mais difícil encontrar locais livres de lixo. O sucateamento de paisagens naturais tem efeitos definitivos em indústrias como o turismo. Mas a estética é apenas parte do problema. O lixo pode liberar substâncias químicas perigosas, e algumas vezes é ingerido erroneamente por vidas selvagens. De acordo com Claire Bates em seu artigo Mail Online, cerca de 80% do lixo encontrado em oceanos, onde põem em risco a vida marinha, foi originalmente varrido da superfície.

Pragas

Lixos comestíveis normalmente viram alimento para pragas como ratos e baratas. Dar mais alimento a essas criaturas permite que elas aumentem suas populações. Eles se tornam propagadores de doenças transmissíveis, e como as pragas invadem os ambientes (urbano ou naturais), essas doenças podem ser passadas para humanos, animais e plantas.

Contaminação do solo

Existem várias fontes de contaminação do solo. Resíduos industriais e de consumo podem liberar substâncias químicas tóxicas no solo se armazenados incorretamente. Produtos como baterias, lâmpadas de luzes fluorescentes e televisores contêm produtos químicos como mercúrio e rádio, que são altamente tóxicos. Praticas industriais também contribuem para a contaminação do solo. fontes como chaminés e fertilizantes podem revestir grandes lotes de terra com toxinas. Essa química penetra no solo, se ligando às partículas ou ficando presas à bolsas de ar. Depois ela contamina as plantas locais e a vida animal, assim como os sistemas aquáticos próximos. De acordo com a Environmental Protection Agency, a contaminação do solo pode levar a problemas de saúde maiores em áreas afetadas.

Os efeitos da poluição de terra no meio ambiente
Muitas fontes de poluição -- desde televisores descartados até emissões industriais - podem contaminar o solo (e-waste 2 image by Clarence Alford from Fotolia.com)

Contaminação da água

Químicos que entram no solo podem facilmente se espalhar para o sistema aquático. A água subterrânea absorve a química do solo, ela normalmente é usada para suprir comunidades locais com água potável, e manter a agricultura. Além disso, ela concentra a contaminação em produtos alimentares que são cultivados para o consumo humano. Os rios próximos podem carregar os produtos químicos em direção aos oceanos ou lagos, afetando os peixes e outros animais selvagens. Quanto mais alto um animal está na cadeia alimentar, normalmente mais contaminantes são encontrados em seu corpo. Isso pode ser devastador para a pesca, assim como para os consumidores que consomem os produtos contaminados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível