Efeitos da pós-anestesia em cães

Escrito por kay miranda | Traduzido por rodrigo castilhos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos da pós-anestesia em cães
Sintomas como náuseas, letargia, desequilíbrio e tontura são comuns em cães na pós-anestesia (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

A anestesia é usada para colocar os cães em sono profundo para que os veterinários possam realizar procedimentos cirúrgicos de salvamento. Cães que foram anestesiados ficam desorientados e perturbados ao acordar. A recuperação da anestesia é um processo separado da recuperação da cirurgia. Seja qual for a cirurgia, a probabilidade é de que a maioria dos cães experienciem sintomas similares depois de sair de uma cirurgia. Isso inclui desequilíbrio, letargia, vômitos e desorientação. Embora raramente ocorram, crises convulsivas são uma possibilidade para alguns animais, mas o efeito da pós-anestesia passa dentre 12 e 24 horas.

Outras pessoas estão lendo

Perda de equilíbrio

Por afetar o sistema nervoso, a anestesia causa problemas de desequilíbrio ao cão quando vai caminhar. Os cão deve ser mantido em uma área onde não se machuque, pois pode cair. Embora possa parecer engraçado ver um cão andando como se estivesse bêbado pela casa, lembre-se de que isso pode ser confuso para ele. Isso pode durar até 24 depois de despertar da anestesia.

Letargia

Depois da acabar o tempo de duração da cirurgia, o cão terá letargia persistente. Não é incomum ele se arrastar até o ninho e adormecer. Pode levar algum tempo até vê-lo sair para fazer necessidades, então você deve encorajá-lo para fazer tal, ou ele pode ficar com algum outro problema. Seus sentidos ainda não se recuperaram bem e ele simplesmente não tem energia para agir como antes, por mais ou menos um dia após a cirurgia.

Vômitos

A anestesia pode provocar dor de estômago e vômito no cão. Isso pode ser em um passeio de carro ou depois de ganhar algo para comer. O dono pode querer alimentar seu cão com uma refeição saudável e muita água, já que o animal foi obrigado a jejuar antes da cirurgia, mas isso não é bom para o cão. Comece com um pouco de água e pequenas quantidades de comida para ajudá-lo a ativar o seu sistema digestivo.

Desorientação

Vai levar algum tempo até que o cão comece a agir normalmente outra vez. Isso é normal e não motivo de preocupação, a não ser depois de 24 horas. Ele pode caminhar parecendo inconsciente do que está em volta de si. Parte da tontura é resultado de injeções analgésicas dadas à maioria dos animais na pós-operação. Esse sintoma é normal e deve desaparecer dentre 12 a 24 horas. Normalmente, cães trazidos para casa à tarde voltam ao normal depois da primeira noite.

Crises convulsivas

Cães com histórico de convulsões têm maior risco de entrar em crise durante ou após o tratamento com a anestesia. O risco é maior durante a cirurgia, mas pode continuar até depois de acordado. Como a anestesia afeta o sistema nervoso, ela faz diminuírem as atividades cerebrais durante a cirurgia e, depois, voltarem a funcionar. Coloque o cão em um local confortável para que ele descanse, mas que possa ser observado.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível