Os efeitos da pré-menopausa nos casamentos

Escrito por helen van | Traduzido por ágata erhart
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os efeitos da pré-menopausa nos casamentos
A pré-menopausa pode causar muitos problemas no casamento (Comstock/Comstock/Getty Images)

A pré-menopausa, também conhecida como perimenopausa, é o momento "próximo" aos anos da menopausa. Ela pode durar de alguns meses a até 10 anos, em alguns casos. Os sintomas, como a depressão e as alterações de humor, que acompanham esse momento da vida de uma mulher podem ser difíceis não apenas para ela, mas também exercer efeitos prejudiciais sobre o casamento.

Outras pessoas estão lendo

Redução do desejo sexual

A maioria das mulheres que atravessam a pré-menopausa sofrem com a perda do desejo sexual. Isso ocorre por alguns motivos. Para começar, os hormônios ficam "loucos". A mulher pode ter problemas de confiança e também se sentir pouco atraente devido ao ganho de peso, que é comum durante esse período. Além dos hormônios, muitas mulheres sofrem uma diminuição do desejo sexual como resultado dos medicamentos usados ​​para combater os sintomas da pré-menopausa. Contudo, ela estar passando por uma diminuição do desejo sexual não significa que o seu marido também está. Assim, isso pode causar uma animosidade e até atritos dentro do casamento, pois apenas uma das partes parece estar interessada em sexo.

Falta de comunicação

Muitos sintomas da pré-menopausa, quase inevitavelmente, levam a uma falta de comunicação dentro do casamento. O marido pode não entender completamente pelo que sua esposa está passando. As mudanças de humor repentinas e a depressão podem fazer ela se afastar. A mulher muitas vezes se sente como se ninguém a compreendesse e, portanto, para de se comunicar. Seu marido, que já está tendo um momento difícil para entender as mudanças da sua esposa, terá ainda mais dificuldade de compreender por que ela o está afastando. Nesse tipo de situação, um casamento que já teve uma base sólida de comunicação ficará em perigo.

Perda de conexão

Os efeitos da pré-menopausa em um casamento podem funcionar quase como dominós caindo em sequência. Os hormônios de uma mulher na pré-menopausa estão agindo de maneira selvagem, o que muitas vezes leva a uma diminuição do desejo sexual. Isso, muitas vezes, leva a perda de conexão com o seu parceiro. Há uma súbita perda de proximidade. O mesmo pode acontecer com a comunicação. Embora o problema comece com a falta de comunicação, muitas vezes leva também a uma perda de conexão. O que antes era uma parceria e uma vida compartilhada fica dividido em duas vidas separadas.

Divórcio

O divórcio pode muitas vezes ser o último dominó. O casamento sofre com a falta de sexo e intimidade, passa a ter problemas de comunicação e sente que cada um está levando vidas separadas. Muitas vezes, o que acontece a seguir é o divórcio. Um estudo realizado pela revista AARP mostrou que 2/3 dos homens acreditam que uma vida sexual saudável é essencial para a sua qualidade de vida. Além disso, a maioria dos especialistas diz que a falta de comunicação é o principal fator que levou ao divórcio. A união desses fatores aumenta ainda mais a probabilidade do divórcio. 60% dos divórcios são pedidos por mulheres na faixa dos 40 a 60 anos, que são considerados os anos de pré-menopausa e da menopausa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível