Efeitos do tamanho do pneu

Escrito por dan ketchum | Traduzido por eduardo gama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos do tamanho do pneu
Pneus grandes e pequenos vêm com vantagens e desvantagens (tire image by Orlando Florin Rosu from Fotolia.com)

O tamanho dos pneus de um veículo afeta vários aspectos de sua performance e funcionamento. Essas alterações são pequenas, mas são importantes de ser notadas. De velocidade e economia de combustível até conforto e troca de marchas, pneus de tamanhos variados possuem várias vantagens e desvantagens.

Outras pessoas estão lendo

Velocidade

A largura do pneu não afeta a velocidade do veículo, mas a altura sim. Uma conta simples mostra isso: para cobrir a mesma distância, um pneu pequeno precisa rodar mais vezes que um grande. Por causa disso, quanto mais alto o pneu, mais rápido ele impulsiona o veículo, mesmo que o motor produza a mesma quantidade de RPM. Porém, pneus mais largos reduzem a aceleração, pois eles aumentam a massa total do veículo, aumentando assim a inércia (sua tendência é permanecer em repouso, uma vez que está parado).

Eficiência

Como eles cobrem mais terreno sem a necessidade de aumentar a RPM do motor, pneus mais altos fazem mais quilômetros por litro nas estradas. Dentro da cidade, porém, pneus menores proporcionam mais economia de combustível, porque eles oferecem melhor aceleração (a maior parte do combustível consumido é pela aceleração; ela necessita de uma grande concentração de energia para impulsionar a massa do carro e essa grande concentração de energia necessita de mais combustível).

Visibilidade

Pneus mais altos fazem com que o veículo fique mais alto, evitando que os carros raspem em ruas onduladas. Quanto mais alto o veículo, melhor é o ponto de vista. O motorista de um veículo com os assentos mais altos tem melhor visibilidade dos carros ao redor, obstáculos perigosos e condições da pista.

Dirigibilidade e tração

Pneus menores geram melhor mobilidade ao veículo, pois suas laterais são menos flexíveis e sua aerodinâmica é menor. Porém, pneus mais largos, com maior diâmetro, aumentam o conforto, já que são mais flexíveis e absorvem melhor o impacto. Por causa dessa absorção de impacto, terrenos irregulares e pequenas ondulações são pouco percebidos e o conforto aumenta.

Marcadores

Mudar o tamanho do pneu afeta o velocímetro e o odômetro, já que os marcadores calculam a velocidade e a distância baseados na RPM em cima do tamanho original do pneu. Quando equipados com pneus mais altos que os originais, o velocímetro exibe uma velocidade menor que a atual e o odômetro mostra uma distância menor que a distância real navegada. Alterar o tamanho do pneu aumenta os pontos de mudança de marcha, já que eles são configurados para o tamanho original do veículo. Essa disparidades devem ser corrigidas engatando marchas proporcionais ao tamanho do pneu instalado no veículo.

Visual

Motoristas comumente alteram o tamanho dos pneus do veículo apenas para modificar a aparência. Alguns pneus, especialmente os mais largos, são considerados mais bonitos. Usar pneus largos e mais baixos ou instalar pneus traseiros mais largos é considerado bonito. Muitos carros esportivos fazem uso desse visual.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível