×
Loading ...

Os efeitos da traição em um relacionamento

Atualizado em 17 abril, 2017

Há diferentes tipos de relacionamento em que um casal pode estar. Um relacionamento monogâmico é aquele em que duas pessoas prometem não se envolver em atividades íntimas com outra pessoa. Há também o relacionamento aberto, isto é, quando cada parte concorda que o envolvimento íntimo com outras pessoas é aceitável. Em um relacionamento aberto não há traição. Apenas os relacionamentos monogâmicos sentem o impacto pesado desse ato.

Saber que seu parceiro lhe traiu pode causar dor e raiva (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Definindo traição

A traição pode significar muitas coisas. Pode depender das pessoas no relacionamento, suas idades e a duração do relacionamento. As circunstâncias sob as quais um casal se conheceu podem ser relevantes. Para alguns, um simples flerte com outra pessoa, tomar uma xícara de café ou jantar fora ou beijar outra pessoa são ações que podem ser consideradas uma traição. Quase sempre se considera que o envolvimento sexual seja uma traição. Espera-se que os dois lados em um relacionamento sério tenham ideias semelhantes acerca do que constitui uma traição. A pior parte desse ato é o segredo. Trair envolve andar escondido e mentir sobre a pessoa com quem você esteve, onde esteve e o que esteve fazendo.

Loading...

Tipos de traição

Há muitos níveis e graus de traição. Alguns podem pensar que um caso de uma noite não seja tão ruim quanto um caso duradouro. Um caso de uma noite implica que o caso íntimo aconteceu apenas uma vez. Ele pode ocorrer com alguém que você tenha acabado de conhecer ou com um conhecido antigo. De qualquer forma, assume-se que tenha ocorrido apenas uma vez. Quando esse caso de um dia acontece com mais frequência e se transforma em encontros regulares, passa a ser considerado um caso duradouro. Não é incomum que algo que se considerava um caso de uma noite se transforme em um duradouro. No entanto, se você for a pessoa traída, o nível ou grau não importa. Dói, independentemente do tipo de traição.

Razões pelas quais as pessoas traem

Há muitas razões pelas quais as pessoas traem. Essencialmente, o fracasso de um relacionamento causa fissuras que podem fazer a pessoa procurar companhia e conforto em fontes externas ao relacionamento. Quando um casal não se envolve mais em atividades que eram divertidas e satisfatórias, pode ocorrer a infidelidade. Ela pode ocorrer quando a parte traidora não se sente mais atraída pelo parceiro ou quando encontra alguém que seja mais atraente que seu parceiro. Sempre que há uma tensão no relacionamento há uma chance de que alguém traia. A força da relação e as personalidades das pessoas envolvidas são fatores importantes. Quando um casal enfrenta dificuldades financeiras, há espaço para movimento fora do relacionamento, dependendo de como as partes lidam com a tensão. O ambiente residencial e a divisão de tarefas de casa, se as pessoas vivem juntas, podem ter impacto sobre a lealdade dos parceiros um com o outro. Se um dos lados sente que está trabalhando mais do que outro, pode se sentir menosprezado. Ele pode sentir que a outra pessoa não está fazendo um bom serviço com as tarefas pela casa. Isso pode levar a discussões mesquinhas e brigas que podem levar um relacionamento à ruína. A falta de comunicação pode causar o fracasso de um relacionamento.

O efeito de trair em ser descoberto

Para a maioria das pessoas, é errado trair o parceiro. Estar envolvido com alguém durante um relacionamento sério é a quebra de uma promessa. Se você trai e não é descoberto, isso pode lhe consumir por dentro. A culpa pode ser um sentimento esmagador com o qual alguém pode se deparar. Dois efeitos comuns da repressão da culpa são a ansiedade e a depressão. A fim de aliviar os sentimentos negativos associados à culpa, a parte traidora pode decidir independentemente ser sincera com o parceiro traído. Por outro lado, a parte traidora pode falar a verdade simplesmente porque acredita que fazer isso resultará certamente no fim do relacionamento fracassado.

Ficar juntos depois que um dos parceiros foi pego traindo

Saber que seu parceiro lhe traiu machuca. É a sensação de que ele escolheu ficar com outra pessoa, de que gosta de alguém mais do que de você. Considere uma criança pequena brincando com um amigo. Se o amigo decidir ir brincar com outra pessoa, será doloroso para a criança que foi deixada para trás. Trair em um relacionamento é o mesmo conceito emocional, embora em um nível muito mais íntimo. A cicatrização desse acontecimento pode durar muito tempo. A parte que foi traída pode nunca mais conseguir confiar no parceiro novamente. Se o casal decidir continuar junto e superar isso, é melhor ter um plano. Discuta a razão pela qual a traição ocorreu. Planeje um modo de consertar o que estava errado. Reconheça que haverá questões de confiança e administre uma forma de evitar colocar alguma parte em uma posição em que a confiança fique novamente comprometida. Você precisa trabalhar na construção dessa confiança novamente. Pode levar um longo tempo, mas isso pode acontecer.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...