Os efeitos de um tumor cerebral sobre a personalidade de uma pessoa

Escrito por nacie carson | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os efeitos de um tumor cerebral sobre a personalidade de uma pessoa
Entenda os efeitos de um tumor cerebral na personalidade de uma pessoa (National Cancer Institute/Photodisc/Getty Images)

Os tumores cerebrais são uma acumulação anormal de células que podem ocorrer praticamente em qualquer área do crânio. Alguns tumores cerebrais se formam na superfície dos hemisférios, enquanto outros se acumulam nas fendas interiores dos lóbulos. Embora muitas pessoas assumam automaticamente que os tumores cerebrais são cancerígenos, nem todos são malignos. No entanto, tanto os tumores benignos quanto os cancerígenos no cérebro podem causar uma série de efeitos colaterais estranhos nos pacientes, incluindo a mudança na personalidade.

Outras pessoas estão lendo

Causas

Os tumores cerebrais são predominantemente causados por um de dois fatores: as mutações no DNA ou a propagação das células cancerígenas. Os tumores que se iniciam no cérebro, chamados de tumores cerebrais primários, são normalmente o resultado de mutações de células de DNA causadas ​​pela hipófise. Esses tumores podem ser benignos ou cancerígenos.

A outra maneira de formação dos tumores cerebrais são quando as células cancerígenas de uma outra parte do corpo, como da mama ou da próstata, migram para o tecido cerebral e acumulam-se. É claro que esse tipo é sempre maligno.

Sintomas

Conforme os tumores crescem sobre ou no interior das células do cérebro, eles começam a irritar, comprimir e esticar o tecido circundante, resultando em uma variedade de sintomas. Alguns deles incluem dores de cabeça, vômitos aleatórios, equilíbrio comprometido, diminuição da sensação física, convulsões, perda de audição e distúrbios emocionais. A localização no cérebro e o tamanho do tumor resultam em quais sintomas a pessoa sofrerá.

Considerações

Um dos sintomas mais característicos de um tumor no cérebro é uma alteração inexplicável na personalidade. A personalidade é uma combinação complexa de hábitos, memórias e percepções, todos os quais são armazenados no lobo frontal do cérebro, localizado atrás da testa. É quase certo que os tumores em torno dessa área do cérebro causarão perturbações de personalidade, no entanto, os tumores em outras áreas podem provocar alterações na forma, nas vias e na densidade do lobo frontal, o que também pode causar alterações de personalidade.

Efeitos

Uma maneira comum de que um tumor cerebral pode afetar a personalidade de um indivíduo é causar depressão química devido a uma interrupção na produção normal do cérebro dos químicos chamados serotonina e melatonina. O comportamento obsessivo-compulsivo e a disfunção sexual também são comumente observados. No entanto, os tumores cerebrais também podem se manifestar através de várias outras mudanças de personalidade, como a intensificação de certos comportamentos ou excentricidades pré-existentes. Em alguns casos, um tumor no cérebro pode mudar completamente a personalidade de um indivíduo, como transformar uma pessoa normalmente sociável em tímida ou um indivíduo tipicamente conservador em alguém que toma riscos imprudentes.

Tratamento

Existem vários tratamentos disponíveis para os tumores cerebrais que podem potencialmente aliviar essas disfunções de personalidade e retornar um paciente para o seu estado normal. A combinação de quimioterapia e terapia de reabilitação cognitiva, por exemplo, pode ajudar a diminuir o tamanho do tumor, reforçando os traços de personalidade. A cirurgia para tumores cerebrais também são eficazes na remoção do crescimento, no entanto elas carregam o risco de tornar permanente as alterações de personalidade, danificando o cérebro ainda mais através do trauma. A Sociedade Nacional de Tumor Cerebral dos EUA citou um enfermeiro dizendo, "Eu levei uma pessoa para a cirurgia e saí com outra".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível