Efeitos VST para simular guitarras de 12 cordas

Escrito por scott shpak | Traduzido por thiago andre scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos VST para simular guitarras de 12 cordas
A Virtual Studio Technology (Tecnologia de estúdio virtual, VST) imita efeitos de hardware através de software (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

A guitarra de 12 cordas possui um som rico e complexo, criado por pares de cordas afinadas na mesma nota, ou oitavadas. Pequenas variações na vibração das cordas interagem para produzir um efeito natural de coro nos instrumentos acústicos e um som de badalo nos instrumentos elétricos que definiu o som do folk-rock na década de 1960. Simular instrumentos de 12 cordas usando efeitos VST é uma ótima forma de se implementar complementos em programas de estação de trabalho de áudio digital.

Outras pessoas estão lendo

Usando auxiliares

Para criar um efeito de 12 cordas, é preciso combinar uma série de elementos distintos usados de forma sutil, para que fique convincente. Isso pode ser feito facilmente se a sua estação de trabalho de áudio possuir envios auxiliares em cada faixa. Aplique os efeitos VST apenas ao sinal de guitarra que passa pelo auxiliar e misture seu retorno com o som original, sem tratamento da guitarra. Para obter os melhores resultados, os efeitos não devem ser misturados ao sinal original.

Atraso

O atraso é o primeiro passo, pois recria o efeito da palheta, que acerta as cordas em momentos diferentes. Use uma única repetição, com tempo de atraso inicial entre 15 e 20 milissegundos. Ajuste este tempo para criar um efeito mais perceptível, mas geralmente é preciso apenas de um atraso bem leve. Retro Delay, Stereo Jackie e Twin Delay são complementos VST gratuitos que podem ser usados para este fim.

Tom

Quatro das doze cordas são afinadas uma oitava acima. Os complementos de ajuste de tom podem ser usados para adicionar esse som oitavado ao sinal atrasado, imitando essas cordas. Este método também oitavará as cordas Si e Mi aguda, que são normalmente afinadas em uníssono, mas isso ocorre devido à espessura e tensão impráticas que essas cordas teriam que ter para serem oitavadas. Essa mudança de tom simula os sobretons do produto final. O Agares RackA3 possui um alterador de tom em sua coleção gratuita.

Coro

Ao adicionar um complemento VST de coro, você adicionará efeito de espiral ao som. Você pode querer aplicá-lo ao sinal original e ao retorno auxiliar, nesse caso você irá querer usar uma configuração suave. Adicioná-lo apenas ao auxiliar permite que você configure-o de forma mais agressiva, e o sinal auxiliar reagirá com o original de forma mais orgânica. Classic Chorus, CH-1 Chorus e Cobalt Chorus são complementos gratuitos que você pode utilizar.

Reverberação

O complemento VST de reverberação fica melhor se for colocado nos sinais original e auxiliar de retorno. Um pouco de reverberação misturará os dois sons, de forma que parecerão provenientes de um único instrumento, além de fornecer a sensação de espaço ao redor da guitarra. Tente usar os complementos gratuitos, como TimeVerb, TAL Reverb ou Reverber, e não esqueça dos efeitos VST que já vêm incluídos em sua estação de trabalho de áudio digital. Neste ponto, aumentar ou diminuir o retorno auxiliar variará o nível do efeito de 12 cordas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível