Eficácia da morfina e da oxicodona

Escrito por don amerman Google | Traduzido por a. araújo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Eficácia da morfina e da oxicodona
A morfina e a oxicodona são dois dos medicamentos mais receitados para o alívio de dores (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

A morfina e a oxicodona são dois dos medicamentos mais receitados para o alívio de dores. Ambos são opioides, analgésicos que funcionam ativando os receptores opioides nas células do organismo, principalmente no cérebro e no sistema nervoso central. Embora ambas substâncias possam trazer o rápido alívio da dor, elas apresentam também um sério potencial para constituir um vício. Várias pesquisas têm sido realizadas para determinar qual delas é mais eficaz no alívio de tipos específicos de dor.

Outras pessoas estão lendo

Morfina

Extraída da papoula-dormideira (Papaver somniferum), a morfina é um poderoso narcótico analgésico, usado principalmente para tratar dores moderadas e dores severas, inclusive o tipo de desconforto agudo sofrido após uma cirurgia. A morfina é frequentemente administrada de forma intravenosa no contexto hospitalar, embora também esteja disponível em medicamentos orais.

Oxicodona

A oxicodona é sintetizada a partir da codeína, uma substância derivada do ópio, assim como a morfina. Embora possa ser injetada de forma intravenosa, é frequentemente usada como medicamento oral e em combinação com a aspirina, vendida como Percodan, ou com acetaminofeno, vendida como Percocet. Geralmente é preferível à morfina porque causa menos depressão do sistema respiratório e menos constipação. Como a morfina, ela é receitada para o alívio de dores moderadas ou de dores severas.

Eficácia para dor visceral

De acordo com um estudo publicado na edição de 2007 do "Scandinavian Journal of Gastroenterology", a oxicodona superou a morfina para o alívio da dor visceral, aquela oriunda de um ou mais dos órgãos vitais. O estudo, encabeçado pelo pesquisador da dor dinamarquês dr. Lars Arendt-Nielsen, testou a eficácia analgésica da oxicodona, da morfina e de um placebo em dez adultos sofrendo dores severas por conta de pancreatite crônica.

A morfina é melhor para dores nas costas

Um artigo da edição de julho de 2006 do "Formulary" relatou os achados de um estudo sobre dores nas costas que foram apresentados no 25° encontro científico anual da American Pain Society, em San Antonio. Esse estudo comparou a eficácia da oxicodona e da morfina para o alívio de dor lombar crônica e concluiu que uma dose diária de morfina de liberação prolongada aliviou melhor as dores do que duas doses diárias de oxicodona de liberação controlada.

Dores do câncer

Uma revisão sistemática de testes anteriores sobre a eficácia comparada da oxicodona e da morfina no alívio de dores relativas ao câncer mostrou que não há diferenças significativas entre as duas substâncias. Os achados, publicados na edição de 24 de abril de 2006 da "Archives of Internal Medicine", concluíram que tanto a "eficácia e tolerabilidade da oxicodona são similares às da morfina, apoiando seu uso como um opioide para dores relacionadas ao câncer".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível