Eficácia da terapia de quelação com EDTA

Escrito por carolyn green | Traduzido por fellipe jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Eficácia da terapia de quelação com EDTA
Ainda não está claro se a terapia de quelação é eficaz no tratamento de doenças cardíacas (Thinkstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Usada por muitos anos no tratamento de intoxicação por mercúrio e chumbo, terapia de quelação com EDTA vem sendo recentemente adotada pelos praticantes da medicina alternativa e alguns médicos para tratar derrame e doenças cardíacas. No entanto, a American Heart Association não a recomenda para o tratamento de doenças cardíacas.

Outras pessoas estão lendo

Como ela funciona

De acordo com a Mayo Clinic, a terapia de quelação requer uma dose de um aminoácido sintético denominado ácido etilenodiaminotetracético (EDTA). Ele é administrado por via intravenosa. O medicamento procurará os minerais na corrente sanguínea e se ligará a eles. Tendo feito isso, ele criará um composto que é eliminado do corpo através da urina.

Eficácia

A Mayo Clinic relata que a terapia de quelação é um tratamento eficaz em casos de envenenamento por mercúrio e chumbo. Embora ainda não seja comprovado, os praticantes de medicina alternativa e alguns médicos acreditam que a terapia de quelação também pode ser eficaz para reverter doenças cardíacas mediante ligação ao cálcio na placa que obstrui as artérias e sua consequente eliminação.

O procedimento

A terapia de quelação é feita por via intravenosa e consiste em 5 a 30 tratamentos. Cada tratamento é constituído por uma solução de EDTA e leva várias horas. No local da injeção, poderá ocorrer uma sensação de ardor ou queimação. Pode haver algum inchaço nos tornozelos e a necessidade de urinar com maior frequência em virtude da solução. É necessário tomar pílulas de vitaminas durante todo o tratamento, uma vez que a solução se liga às vitaminas na corrente sanguínea.

Posição da American Heart Association

De acordo com a American Heart Association (AHA), não há nenhuma evidência científica para sustentar qualquer benefício do uso de quelação com EDTA no tratamento de aterosclerose, doença cardíaca ou dos vasos sanguíneos. Além disso, a AHA acredita que o uso desse tipo de tratamento não comprovado pode privar os pacientes dos benefícios de tratamentos que estão bem estabelecidos. Uma vez que a terapia com EDTA não é um procedimento médico aceito, geralmente os planos de saúdem não oferecem cobertura para sua realização.

Para doença cardíaca

De acordo com a Mayo Clinic, ainda não está claro se a terapia de quelação é eficaz no tratamento de doenças cardíacas. Pequenos estudos de quelação provaram que ela não é benéfica para o tratamento de doença cardíaca. No entanto, um grande ensaio clínico está sendo patrocinado pelo National Institute of Health para ajudar a determinar se a terapia de quelação com EDTA é eficaz nesse caso.

Advertência

A AHA reporta que o EDTA não é totalmente seguro. Os perigos incluem insuficiência renal, choque, pressão arterial baixa, convulsões, depressão da medula óssea, alteração do ritmo cardíaco regular, parada respiratória e reações alérgicas. Uma série de mortes também tem sido associada à terapia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível