A eficiência do uso de pesticidas no combate à broca do milho

Escrito por eoghan mccloskey | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A eficiência do uso de pesticidas no combate à broca do milho
Proteja sua colheita de milho usando de forma eficiente pesticidas para prevenir e controlar os prejuízos pela broca (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Uma das preocupações mais críticas de fazendeiros e agricultores familiares é o ataque das lavouras por pestes, às vezes com danos severos à produção. Um exemplo clássico é a broca, uma peste comum no milho chamada dessa forma porque tem a tendência de fazer furos em partes diferentes da planta. Métodos de controle sem o uso de pesticidas são sempre preferíveis ao uso de pesticidas devido aos efeitos à saúde e ambiente do uso de agroquímicos. Em alguns casos, porém, o uso de pesticidas é necessário e, nesses casos, é importante se compreender a eficiência dos produtos antes do uso.

Outras pessoas estão lendo

Pesticidas

Devido aos grandes danos que as brocas têm causado à cultura do milho, existem vários inseticidas à escolha no mercado. Os ingredientes ativos típicos incluem permetrina, ciflutrina, clorpirifós e muitos outros. Os inseticidas químicos são regulamentados por normas governamentais e outras opções podem se fazer disponíveis. Qualquer que seja o pesticida escolhido, certifique-se de que ele tem autorização de uso externo em plantas de milho para controle da broca.

A eficiência do uso de pesticidas no combate à broca do milho
Utilize apenas produtos aprovados para a proteção do seu milharal (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Dicas de aplicação

A eficiência do pesticida que você utilizar depende em grande parte do modo de aplicação. O programa de Controle de Pestes Integrado da Universidade de Purdue (IPM) cita que a forma irregular de ataque da broca é a causa mais importante de dificuldade de controle com pesticidas. Para tornar o uso mais efetivo, o programa IPM recomenda a aplicação quando 95 por cento das espigas já emergiram e quando apenas cinco a oito por cento das plantas tiverem ovos crescendo nas espigas de milho. Se os ovos já começaram a eclodir, aplique o inseticida quando 70 a 90 por cento dos ovos já tiverem eclodido.

A eficiência do uso de pesticidas no combate à broca do milho
A natureza irregular de ataque da broca dificulta o seu combate com pesticidas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Eficiência

A eficiência do uso de inseticidas no controle da broca do milho também depende da detecção precoce e inspeção regular da peste. O entomologista responsável da Universidade de Kentucky, Ricardo Bessin, cita a preparação do solo precoce e controle de ervas daninhas como fatores importantes no controle da broca. Evite aplicar o pesticida na época do plantio; use apenas tratamentos de resgate das plantas sabidamente infestadas com brocas. “Medidas preventivas como a aplicação de pesticidas no plantio podem não funcionar”, afirma Bessin, “pois prejuízos financeiros por broca não ocorrem todos os anos”. Portanto, a melhor forma de maximizar a eficiência do controle químico de brocas é usar pesticidas apenas como um tratamento de resgate em reação a uma infestação em vez de medidas preventivas.

A eficiência do uso de pesticidas no combate à broca do milho
Os prejuízos financeiros na cultura do milho devido à broca não ocorrem todos os anos (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Métodos de controle alternativos

Com exceção do que está disposto na seção 3, existem outras medidas preventivas que podem ajudar a evitar o uso de pesticidas no controle integrado da broca. Evite o plantio do milho em áreas infestadas de daninhas, uma vez que as brocas são mais comuns próximas às daninhas. Além disso, você pode plantar cultivares e plantas resistentes à broca em áreas mais prováveis de estarem infestadas por brocas.

A eficiência do uso de pesticidas no combate à broca do milho
O plantio em áreas infestadas com daninhas favorece a disseminação da broca (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível