Como elaborar uma apresentação no Mac

Escrito por shawn m. tomlinson | Traduzido por cezar rosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como elaborar uma apresentação no Mac
A página sobre o Keynote lista os recursos do programa.

Enquanto todos já ouviram falar sobre apresentações no PowerPoint, o programa Keynote da Apple – parte da suíte iWork – é melhor e mais fácil de usar para elaborar apresentações profissionais. As apresentações do Keynote são pacotes multimídia de gráficos, textos e sons que podem ser apresentados por uma pessoa ou configurados para apresentação de forma automática. Assim como tudo no Mac, elaborar uma apresentação é um simples processo de "arrastar e soltar" e um rápido projeto.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Programa iWork
  • Programa para gravação de áudio
  • Programa para manipulação de fotos
  • QuickTime Player

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Organize todo o texto e os gráficos que você planeja utilizar na apresentação. Uma sugestão é criar um esboço para toda a apresentação, o que lhe dará uma ideia de quantos slides serão necessários.

  2. 2

    Configure os gráficos – fotos e imagens – no Photoshop para que tenham uma resolução mínima de 72 dpi. Visto que a apresentação não será impressa e apenas visualizada na tela, a resolução baixa não é um problema. Caso a apresentação seja exibida em uma tela de alta resolução, considere utilizar entre 200 dpi e 300 dpi, contudo isso pode deixar a animação automática mais lenta.

  3. 3

    Abra o Keynote e selecione um tema. Existem vários tipos disponíveis que serão exibidos logo que você abrir o programa. Para este exemplo escolhemos o tema "Fun Theme". Digite seu título na caixa apropriada e em seguida um subtítulo ou os créditos pela apresentação. Você pode facilmente incluir caixas de texto caso precise de mais. Basta clicar no item de texto na barra de ferramentas.

  4. 4

    Inclua um segundo slide com o botão "+" no canto superior esquerdo da barra de ferramentas. Digite o título. Arraste uma foto ou imagem através do "Finder" de um diretório ou diretamente do Photoshop. Você pode redimensionar a imagem para ajustá-la em sua apresentação. Posicione a foto onde deseja e digite uma legenda ou alguma informação na caixa de texto apropriada.

  5. 5

    Selecione a foto e abra o "Inspector" na barra de ferramentas. Clique no gráfico (quinto da esquerda) na barra do" Inspector". Aqui você pode incluir um retrato, borda ou sombra. Neste exemplo, selecionamos um ponto de traço e uma sombra de imagem com 12 pixeis e 315 graus. É uma boa ideia manter uma consistência em como você trata suas imagens por toda a apresentação. A exceção seria caso você precise destacar alguma imagem das demais. Continue adicionando slides, lembrando de salvar com frequência, especialmente depois que um slide for incluído.

  6. 6

    Com o Keynote em execução, abra seu programa para gravação de áudio. A maioria dos computadores Mac dos últimos cinco anos possui microfones embutidos, portanto, desde que não haja muito barulho, você pode gravar sua voz diretamente no programa. Faça uma narração para cada slide em um arquivo separado, pois você precisará embuti-los individualmente. Salve-os como arquivo MP3 em um diretório. A inclusão de áudio é tão fácil como incluir imagens. Simplesmente arraste o arquivo de áudio no slide. Um ícone de som aparecerá no slide, mas não será visível na apresentação final. Na última versão do Keynote, você pode gravar sons diretamente no programa.

  7. 7

    Vá até o "Inspector" e escolha o ícone de slide (segundo a partir da esquerda) para configurar as transições entre os slides e os efeitos especiais. Aqui também é possível configurar a animação automática dos slides ou pelo movimento de clique.

  8. 8

    Vá em "File", "Export" e "QuickTime" para exportar a apresentação no QuickTime. Isso pode levar um certo tempo dependendo do tamanho dos arquivos incluídos na apresentação. Você também pode exportar para outros formatos, incluindo PowerPoint, mas a maioria dos efeitos, especialmente as fontes, não serão transcritos de forma correta. Esse é o lugar que você pode configurar a apresentação de forma contínua.

Dicas & Advertências

  • Quanto tiver tudo – gráficos, texto, som, música – configurado nos formatos corretos e prontos para uso, isso ajudará em sua produção de apresentações no Keynote.
  • Sempre realize testes em sua apresentação, tanto no Keynote como no QuickTime, antes de apresentar ao público. Assim como qualquer programa multimídia, nem sempre as coisas sairão da forma que você planejou.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível