×
Loading ...

Como elaborar um convite para retiro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Muitos grupos religiosos oferecem retiros para os seus membros. Pensados para que os membros dessas comunidades possam se conectar uns com os outros e com o seu ser superior, retiros oferecer uma pausa das tarefas diárias, a fim de que se possa concentrar tão somente na espiritualidade. Organizadores de retiros precisam pensar em como fazer as pessoas se interessarem por participar do encontro. As pessoas devem estar convencidas de que vale a pena investir tempo e esforço, deixando de lado suas famílias e rotinas por vários dias. É importante oferecer o máximo de informações no convite, porque esta pode ser a única chance de ser convincente.

Instruções

Inclua detalhes sobre a localização do retiro, especialmente se ocorrer em um local em que se pode ter contato com a natureza (Waterside Retreat image by Cathy Kovarik from Fotolia.com)
  1. Escreva um esboço dos pontos que você deseja informar no convite. Informe o objetivo principal do retiro, o público-alvo (ou seja, estudantes universitários, jovens mães, homens solteiros e etc) e o que os participantes poderão ganhar com a viagem.

    Loading...
  2. Forneça informações importantes: datas, horários, transporte, alojamento, custos e características do local.

  3. Elabore um parágrafo de abertura atrativo. Seja específico: tenha em mente que você está escrevendo para convidar o leitor para um evento que acontecerá em uma data determinada, informando-o dos principais objetivos do retiro.

  4. Escreva um rascunho do restante, trabalhando a partir de suas anotações. Disponha os aspectos mais importantes no topo do convite e inclua demais informações abaixo. Apresente motivos para a participação no evento, como renovação espiritual, a comunhão ou treinamento de liderança. Inclua os objetivos principais do fim de semana e o esquema de organização.

  5. Escreva um breve parágrafo que contenha razões pelas quais o leitor não possa participar do retiro. Mencione que romper com a rotina diária é difícil, mas uma atitude recompensadora.

  6. Termine o convite de maneira pessoal. Inclua seu nome, endereço de e-mail e número de telefone, de maneira a incentivar os convidados a entrar em contato com perguntas ou possíveis preocupações. Inclua instruções de inscrição.

Loading...

Dicas

  • Considere também um convite alternativo, como um vídeo na internet. Nele, inclua as mesmas informações constadas no convite principal, tais como benefícios do retiro, seus principais objetivos e possíveis dificuldades para a participação. Envie o link por e-mail para os convidados.
  • Convites para retiros podem ser enviados por correio, e-mail, ou até mesmo por meio de uma combinação de ambos.
  • Informe maneiras de arcar com os custos do retiro, como bolsas de estudo ou captação de recursos, se for o caso. Isso pode incentivar as pessoas a participar, caso achem o investimento muito dispendioso.

Referências

Loading ...
Loading ...