Como elaborar um currículo para disputar uma vaga de empregada doméstica

Escrito por ehow contributor | Traduzido por samir daura
Como elaborar um currículo para disputar uma vaga de empregada doméstica
Empregadas domésticas qualificadas e conscientes ganham a lealdade e o respeito dos seus patrões (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Se você estiver procurando por um emprego de empregada doméstica, poderá pensar que a elaboração do currículo é um desafio. Ainda, se você não tiver uma real experiência nessa função, essa tarefa poderá ser mais difícil. Todavia, com um pouco de criatividade e uma avaliação atualizada das suas habilidades básicas, será possível escrever um bom currículo profissional para o emprego desejado.

Instruções

  1. 1

    Faça um esboço ou escolha um modelo para fazer o currículo, focando os seus pontos fortes. É possível organizar o documento dando ênfase na experiência, qualificação educacional ou funções que poderão ser exercidas, formatando-o de acordo com opção que mais se adeque ao cargo pretendido. Os modelos e esboços de currículos podem ser encontrados na maioria dos softwares de processamento de texto, tais como o Microsoft Word e os programa disponíveis no site da Apple. Esses documentos também podem ser baixados em inúmeros sites da internet.

  2. 2

    Na parte superior do currículo, digite o seu nome completo e os dados para contato, seguindo o esboço ou o modelo escolhido.

  3. 3

    Elabore um parágrafo objetivo, informando ao empregador as suas metas e como contribuirá para desempenhar o trabalho da melhor maneira. Como exemplo, escreva: "Pretendo desempenhar o trabalho de empregada doméstica durante um longo prazo, demonstrando as minhas habilidades organizacionais e os meus conhecimentos sobre limpeza, melhorando a qualidade de vida do empregador".

  4. 4

    Inclua o histórico escolar após realizar a declaração objetiva acima. Como não há exigências educacionais para desempenhar a função de empregada doméstica, faça uma breve anotação informando as etapas de ensino concluídas, incluindo qualquer treinamento especial que se aplique ao serviço de limpeza.

  5. 5

    Posteriormente, liste as experiências de trabalho anteriores em ordem cronológica, colocando os trabalhos relacionados ao serviço de limpeza em primeiro lugar. Caso não tenha nenhuma experiência como empregada doméstica, liste as habilidades funcionais primárias e as principais qualidades que lhe fazem uma ótima candidata ao trabalho pretendido. Além das habilidades domésticas reais, informe algumas características suas, tais como confiabilidade e iniciativa, que poderão lhe destacar em face dos outros candidatos ao trabalho.

  6. 6

    Adicione ao currículo as suas experiências relevantes ou treinamentos que tenha feito. Por exemplo, caso tenha uma experiência de dez anos como empregada doméstica ou governanta, coloque essas informações no currículo juntamente com a descrição dos tipos de tarefas que eram praticadas, demonstrando que você é uma boa candidata à vaga de emprego pretendida.

  7. 7

    Forneça o nome e as informações de contato de pelo menos duas pessoas que poderão servir como indicações. Escolha pessoas que falarão positivamente sobre a sua ética no trabalho e a capacidade de executar bem a função de empregada doméstica.

Dicas & Advertências

  • Caso tenha realizado muitos trabalhos por curtos períodos de tempo, não liste todos. Selecione aqueles que melhor destacarão as suas habilidades para o desempenho da função pretendida e omita sobre os outros. Se o empregador lhe questionar sobre lacunas no currículo, responda que realizou outros trabalhos que não eram relacionados ao serviço de limpeza, mas que ficaria feliz em fornecer uma lista completa do histórico profissional, caso necessário.
  • Antes de indicar uma pessoa como referência, peça a sua permissão. Se o empregador entrar em contato com os indivíduos indicados e eles forem pegos de surpresa, poderão não falar tão bem sobre os serviços que você praticou. Porém, se forem alertados com antecedência, poderão se preparar melhor para receber a ligação do futuro empregador.
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível