Como elaborar uma declaração de escopo do projeto

Escrito por matt scheer | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A declaração do escopo do projeto é um documento que define claramente o campo de aplicação e os resultados de um projeto empresarial. Ela ajuda a empresa contratada a identificar as alterações que ocorrem no trabalho, depois que o contrato é firmado e ajuda o cliente a entender o trabalho que a empresa está fazendo para a organização. A definição do produto inclui quatro áreas-chave: justificativa, escopo, resultados práticos e objetivos. É provável que seja necessário fazer várias apresentações e elaborar várias versões desse relatório para um cliente, antes que ambas as partes envolvidas estejam satisfeitas com o acordo de trabalho.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Inclua a justificativa do projeto na primeira seção do relatório. As informações contidas nessa parte do documento explicam por que o trabalho está sendo realizado para o cliente. A justificativa não deve ser construída com base nos objetivos do cliente e podem incluir a resolução de conflitos, a exploração de uma oportunidade de negócio ou um benefício potencial. Essa seção precisa ser clara e precisa. Inclua dados quantitativos e qualitativos para seu cliente.

  2. 2

    Faça a fundamentação do produto com base no problema identificado pelo cliente. A seção do produto é a solução para as necessidades do cliente. Nessa parte, apresente detalhadamente o trabalho que precisa ser feito para alcançar os objetivos propostos. Sempre identifique os trabalhos relacionados que não contemplem o escopo do projeto, bem como a forma como o trabalho interage com os outros projetos em andamento do cliente.

  3. 3

    Elabore uma seção sobre os resultados práticos do projeto. Este é o trabalho realizado com base nas informações das seções de justificativa e de produto, que você e o cliente precisam ver para considerar o projeto acabado.

  4. 4

    Faça uma lista dos objetivos do projeto ou dos detalhes de como o trabalho é realizado. Os itens nesta seção incluem os custos, o cronograma, o número de funcionários necessários e as medidas tomadas para os padrões de qualidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível