Como elaborar um discurso de apresentação em cinco passos

Escrito por ehow contributor | Traduzido por anderson gandor
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como elaborar um discurso de apresentação em cinco passos
Os melhores oradores introduzem suas ideias em cinco partes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os melhores oradores geralmente incluem cinco elementos em seus discursos de apresentação. Siga estes cinco passos para elaborar uma abertura para seu discurso, que vai captar a atenção de seus ouvintes e dar credibilidade a você, como orador.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Passo 1: holofotes. Faça com que as primeiras palavras que irão sair da sua boca sejam uma citação, um pequena história, uma estatística cativante, um exemplo ou uma pergunta (um destes, não todos eles!). Este passo é para captar a atenção do público, assim como uma isca chama a atenção do peixe. Por exemplo, em um discurso sobre câncer de pele, você pode começar da seguinte maneira. "A Sociedade Americana de Câncer estima que mais de 40% dos americanos contrairão alguma forma de câncer de pele até os 65 anos".

  2. 2

    Passo 2: conexão com o público. O passo seguinte é fazer com que o público se interesse pelo seu assunto. Use a linguagem do "vocês" ou nós". O ponto aqui é motivar os ouvintes a se interessarem no que você vai falar, relacionando o assunto com eles e suas vidas. Nesta situação hipotética sobre o câncer de pele, por exemplo, você pode dizer para uma sala de 40 ouvintes: "Isto quer dizer que, estatisticamente falando, 16 de nós aqui nesta sala, irão contrair alguma forma de câncer de pele durante nossas vidas". Esta conexão é equivalente ao anzol, quando se está pescando. A isca do primeiro passo capta nossa atenção. Agora você nos atraiu e não conseguiremos parar de ouvir por que você nos motivou.

  3. 3

    Passo 3: orientação. Agora você pode direcionar o público para o assunto em si. Neste passo, você irá apenas apresentar o assunto de seu discurso em até 3 frases ("Esta noite, quero considerar as taxas de câncer de pele no Brasil nos dias de hoje, já que se configura em uma ameaça para todos nós. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o câncer de pele pode ser definido como..."). Definir o assunto após ter atraído a atenção do público fará que o interesse seja mantido. Se você for direto ao assunto e pular os passos 1 e 2, corre o risco de obter bocejos do público.

  4. 4

    Passo 4: tese. Esta também deve ser uma frase que defina o assunto, no entanto, que acrescente seu ponto de vista sobre o tema. Ela é a ideia principal do seu discurso, o ponto onde você quer falar sobre o assunto que acabou de definir no Passo 3. De acordo com o nosso exemplo hipotético: "O aumento do câncer de pele no Brasil é uma tendência por diversas razões". No que diz respeito à sua proposição de tese, quanto mais simples melhor.

  5. 5

    Passo 5: pré-visualização. Este é o último passo no seu discurso de introdução antes que você comece com o primeira parte principal no corpo do seu discurso. Apenas observe quais os pontos principais que estão no corpo do seu discurso (muitos têm de 2 a 5 pontos principais). Então liste-os, oralmente, para o público. Está é uma espécie de índice do discurso, e como tal, ajudará os ouvintes para que saibam como encaixar cada ponto um no outro, já que esta estrutura será dada ao público antes que você avance em direção ao corpo do discurso. Pode ser mais ou menos assim: "Nos próximos minutos, quero falar sobre as causas sociais, ambientais e epidemiológicas do aumento das taxas de câncer de pele":

Dicas & Advertências

  • Escreva o corpo do seu discurso antes de escrever a introdução. Ela deve ter 15% ou menos do tempo total do discurso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível