Como elaborar uma lista de tarefas para adolescentes

Escrito por s. herlihy | Traduzido por julia palma ramôa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como elaborar uma lista de tarefas para adolescentes
Uma lista de tarefas pode ajudar na independência dos jovens (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Os adolescentes enfrentam um período difícil por estarem, ao mesmo tempo, entre a infância e o início da vida adulta. Os pais podem ajudar durante essa fase de transição, expondo os adolescentes a experiências similares daquelas que eles encontrarão uma vez que tenham entrado no mercado de trabalho. Uma lista de tarefas pode ajudar os adolescentes a aprenderem a seguir regras, ao mesmo tempo em que contribuem com a organização da casa.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Considerações ao elaborar a lista de tarefas

  1. 1

    Faça uma lista que seja realista. Adolescentes vão à escola cinco dias por semana e têm, no mínimo, 1 a 2 horas diárias para fazer o trabalho de casa depois que chegam do colégio. Além disso, um adolescente pode participar de atividades extracurriculares, como esportes ou clubes. Qualquer lista de tarefas deve levar em consideração a programação semanal do adolescente. Não se deve esperar que o adolescente comprometa todo seu tempo livre com as tarefas domésticas.

  2. 2

    Ofereça uma pequena recompensa financeira pelo cumprimento das tarefas. Faça um contingente na mesada por aquelas que forem cumpridas. Pague um extra ao adolescente pelas tarefas longas, que demandam mais tempo. Se você tiver um quintal grande, ofereça um pagamento por hora para a atividade de aparar a grama. Pague ao adolescente para cuidar dos irmãos mais novos.

  3. 3

    Decida quais tarefas devem ser cumpridas adiantadamente. Peça para que determinadas tarefas, tais como lavar uma pilha de roupas ou montar a mesa de jantar, sejam cumpridas um certo número de vezes por semana. Não adicione tarefas extras sem avisar previamente.

  4. 4

    Use a lista de tarefas para ensinar. Mostre como se preparam refeições nutritivas, fazendo com que o jovem ajude na preparação do jantar. Repasse seus segredos culinários para preparar refeições saborosas de forma simples. Demonstre as técnicas básicas, como picar, pré-preparar e assar. Leve seu filho adolescente para comprar e escolher os ingredientes para a refeição. Use essa oportunidade para ensiná-lo sobre como organizar a casa e as técnicas básicas da cozinha para que ele esteja preparado quando for morar sozinho.

  5. 5

    Seja justo ao delegar as tarefas. Se você tiver mais de um adolescente, divida as tarefas igualmente. Faça com que um deles jogue o lixo fora durante uma semana; o outro, na semana seguinte. Exponha ambos os gêneros para todos os aspectos da organização da casa. Meninas devem aprender como utilizar o cortador de grama, como consertar um cano que esteja vazando, como plantar um vegetal no jardim e como pintar paredes. Meninos devem saber como lavar as roupas, como cuidar dos irmãos mais novos e como preparar refeições sozinho. Isso colaborará para que eles se tornem autossuficientes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível